12.9 C
Alcanede
Quinta-feira ,25 Abril, 2024
EducaçãoSociedade

Alcanede na Rota da InTER-EDUCA – Feira da Educação e do Empreendedorismo

A InTER-EDUCA – Feira da Educação e do Empreendedorismo, organizada pelo Município de Santarém e pela Fapoestejo – Federação de Associações de Pais e Encarregados de Educação das Regiões do Oeste, Lezíria Tejo e Médio Tejo, arrancou esta quinta-feira, 30 de março, com uma visita à Fravizel e com a realização de uma mesa redonda nas instalações da empresa sediada em Pé da Pedreira.

A mesa redonda, subordinada ao tema “A Educação como parceira do desenvolvimento da Economia Local”, foi constituída por Eliseu Frazão, CEO do Grupo Fravizel, Francisco Luís, COO do Grupo Mocapor, João Moutão, Presidente do Instituto Politécnico Santarém, Filipa Martinho, Administradora do ISLA Santarém e por José Avelino, Diretor do Centro de Formação da Lezíria do Tejo. A moderação foi feita por Vânia Horta, Chefe da Divisão de Educação e Juventude do Município de Santarém. A iniciativa foi antecedida pelas intervenções de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, Vice-Presidente do Município de Santarém e de Rui Pires, Presidente da Fapoestejo.

Segundo as entidades organizadoras desta Feira da Educação e do Empreendedorismo, o objetivo passa por “dar a conhecer aos estudantes do 9º e do 12º ano, as saídas, ao nível do ensino profissional e superior”.

A InTER-EDUCA prossegue na sexta-feira, 31 de março, com uma conferencia sobre “Os desafios da Educação e o seu contributo para a Empregabilidade”, pelas 10h30, e uma mesa redonda sob o tema “O Ensino Profissional e os seus principais desafios”, às 15 horas. Ambas as sessões vão decorrer na Casa do Campino, em Santarém.

A Feira da Educação e do Empreendedorismo terminará no dia 1 de abril, com uma palestra sobre “Estudar ou trabalhar? Empreender!” e com o workshop “Como criar o teu negócio pelo empreendedorismo”, também na Casa do Campino.

Além das palestras e mesas redondas, a InTER-EDUCA conta com a participação de stands de 18 entidades ligadas ao ensino, à gestão escolar e metodologias de ensino, tais como a EKUI, KendirStudios, Kinderpedia, Edu4word, Torres Novas Toastmasters Club, BNI, ISLA Santarém, Instituto Politécnico Santarém, CENFIM, ETPR – Escola Técnica e Profissional do Ribatejo, EPVT – Escola Profissional do Vale do Tejo, Ginásio do Empreendedor, Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, Fravizel (empresa inovadora Portuguesa que fabrica acessórios para máquinas de movimentação de terras, de pedra natural e da indústria), Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, Ginásio do Empreendedor e IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude.

Fotos: Manuel Joaquim Vieira

Artigos Relacionados

Movimento “Mochila às Costas” ensina a salvar vidas

Carlos Coelho

CD dos Baldios de Valverde, Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira distribui voucher de um bacalhau por família

Portal Alcanede

Bandinha da Moca celebra 16 anos de vida com grande convívio dia 17 de junho em Alcanede

Portal Alcanede