O içar da bandeira nacional, no edifício sede da Junta de Freguesia, deu o mote às diversas cerimónias que estão a decorrer ao longo deste sábado e que visam assinalar os 860 anos da fundação da vila de Alcanede. Ainda durante a manhã decorreu na Igreja da Misericórdia uma missa em memória de todos os alcanedenses e autarcas locais.
Os pontos altos da efeméride terão lugar durante a tarde deste dia 25 de fevereiro, a partir das 15h30, no Salão Multiusos do Parque de Jogos, entre os quais, a apresentação pública e assinatura do protocolo AXIS, “uma nova dinâmica colaborativa entre várias instituições da freguesia no âmbito da cultura e do turismo” e a divulgação do programa de eventos “Alcanede 860 Anos” a decorrer durante o ano de 2023, bem como a leitura de um texto alusivo à tomada de Alcanede no séc. XII, “trecho de um romance histórico inédito escrito em Alcanede, em 1903, pelo “Monge das Astúrias”, pseudónimo literário de Francisco Santos Serra Frazão”.
A estas comemorações, associam-se à Junta de Freguesia de Alcanede a Câmara Municipal de Santarém, a Santa Casa da Misericórdia de Alcanede, a Paróquia de Alcanede, o Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques e o Núcleo Histórico da Família Montez.
Fotos: Junta de Freguesia de Alcanede