O livro Memórias do Doutor Torres Paulo, “O Médico Que Deveria Ter Sido Eterno”, foi apresentado este domingo, 16 de outubro de 2022, na Associação Recreativa e Cultural de Alcanede. A cerimónia contou com a presença de muitas dezenas de pessoas que quiseram assistir ao lançamento e adquirir a obra da autoria de Célia de Figueiredo.
Além da autora, foram oradores o Professor e Historiador Martinho Vicente Rodrigues, os vereadores da Câmara Municipal de Santarém, Carmen Antunes e Nuno Domingos, e Manuel Joaquim Vieira, Presidente da Junta de Freguesia de Alcanede. Também o senhor Manuel Brígido, de Valverde, usou da palavra para de forma abreviada representar com o seu testemunho os 109 relatos que Célia de Figueiredo recolheu, dentro e fora da freguesia de Alcanede, e que são o grande suporte desta obra de homenagem ao conhecido médico falecido em 1987.
Durante o lançamento do livro, a autora referiu ainda que tem o sonho de concluir a segunda etapa do projeto, “que passa por inaugurar a estátua do Dr. Torres Paulo num futuro próximo”, lembrando que “todos os lucros com a venda desta obra, e eventuais donativos que possam surgir”, serão canalizados “exclusivamente para a construção da estátua com as colaborações das autarquias de Alcanede e Santarém”, disse.
A editora nacional “Primeiro Capítulo” já colocou à venda o livro que tem o preço de 18 euros. Os que não tiveram oportunidade de o adquirir este domingo, podem ter acesso ao mesmo através das livrarias do Grupo Atlântico, FNAC, Bertrand e na Junta de Freguesia de Alcanede.