20 C
Alcanede
Quarta-feira ,24 Abril, 2024
ReligiãoSociedade

Iniciativas do fim de semana “Eu Sou Matriz” em Alcanede terminam com balanço muito positivo

Terminou este domingo, 25 de setembro, a primeira de quatro iniciativas que o grupo de Alcanede do movimento “Eu Sou Matriz” pretende realizar até final deste ano e que visam apoiar financeiramente as obras da Igreja. Cidadãos de Alcanede, Bairro dos Murtais, Oleiros, Voltas e Colos arregaçaram as mangas e colocaram em marcha uma série de atividades que preencheram o fim de semana.

Sendo a primeira iniciativa deste grupo “estamos muito felizes com a dinâmica, achamos que correu muito bem e que foi um balanço muito positivo”, disseram ao Portal de Alcanede duas das organizadoras, Clara Montez e Flávia Silva.

Apesar de algum vento e de um arrefecimento meteorológico, “as pessoas acabaram por comparecer e por aderir à iniciativa. Acabou por corresponder às nossas expetativas”, nesta que foi a primeira de várias iniciativas programadas para os próximos tempos, “foi uma boa rampa de lançamento para os próximos eventos, nomeadamente para a festa que iremos realizar no dia 9 de outubro, no Bairro dos Murtais”, disseram.

Clara Montez e Flávia Silva realçaram, e agradeceram, os diversos apoios recebidos neste evento de angariação de fundos às obras da Igreja Matriz de Alcanede, nomeadamente às entidades parceiras e patrocinadoras “a quem muito agradecemos a ajuda prestada, seja em empréstimo de equipamentos ou em ofertas de géneros, a quem devemos um grande obrigado”, enaltecendo ainda o empenho “de todas as pessoas de Alcanede pela enorme ajuda prestada. Foi uma alegria para nós poder juntar um grupo tão grande de voluntários a apoiar esta causa. Fica, desde já, o nosso obrigado a todos”, citamos.

Outro dos momentos marcantes deste fim de semana foi a missa campal realizada este domingo, em Oleiros. Um momento que o Pe. António Vicente confidenciou ao Portal de Alcanede ter sido “muito sentido”.

Missa Campal

Apresentação da Escola de Futebol de Alcanede (EFA) da Associação Académica de Santarém

Para o final das atividades ficou reservada a apresentação da Escola de Futebol de Alcanede (EFA) da Associação Académica de Santarém (AAS), que também teve como palco o Parque Desportivo. Um projeto que começou em junho deste ano e que conta, até ao momento, com quase 50 jovens no ativo.

Em declarações ao Portal de Alcanede, Gilberto Leandro, um dos Vice-Presidentes da direção da Académica de Santarém, e também membro da Assembleia de Freguesia de Alcanede, disse que a ideia de criar esta Escola de Futebol partiu de “Alcanede. A paixão que o Presidente da Junta de Freguesia sempre demonstrou pelo futebol, e por ter aqui iniciativas de desporto, fez com que eu e a Flávia Silva tivéssemos tomado a iniciativa de ter reuniões com a Académica e termos conseguido trazer o melhor que a Académica tem, que é o Professor Fernando Santos”, disse o dirigente. “Fizemos questão de o convencer a estar connosco neste projeto” em que o objetivo passa por “em dois anos chegar aos 100 Atletas”, citamos.

Inicialmente o projeto passava apenas pelas escolinhas, “mas devido à pressão dos pais, muito forte, dos miúdos nascidos em 2010, 2011, 2012, acabámos por ter de alargar o leque. Vamos começar por ter uma equipa no distrital de infantis, no distrital de Sub-11, e ainda estamos à espera de uma decisão para ver se podemos avançar com os Sub-9, estamos a aguardar que fechem todas as inscrições”, disse Gilberto Leandro, afirmando que “Alcanede está viva e, ao contrário daquilo que algumas vozes diziam no início deste projeto, as pessoas de Alcanede sabem o que é que querem e para onde vão”, afirmou.

Apesar de maioritariamente composta por rapazes, a Escola de Futebol de Alcanede conta também com a participação de elementos femininos, “temos também 6 meninas que fazem dois treinos semanais em Alcanede e à sexta-feira vão treinar a Santarém”, e que vão fazer parte de um novo projeto com o técnico Fernando Santos, “a AAS está a trabalhar para a criação de uma equipa feminina que será a primeira a nível do concelho de Santarém”, daí que os treinos em Santarém sejam “muito importantes” para a integração das meninas, esclareceu ao Portal de Alcanede o dirigente desportivo.

O projeto é liderado pelo Professor Nuno Sobral (Responsável Técnico das Escolinhas da AAS), pelo Professor Fernando Santos (Diretor Desportivo da Escola de Futebol de Alcanede) e por Gilberto Leandro / Flávia Silva (AAS/JFA) que fazem a ligação entre o clube e as pessoas da região.

Fotos: Grupo de Alcanede “Eu Sou Matriz” / Pe. Vicente / Portal de Alcanede

Artigos Relacionados

Autarcas da comunidade intermunicipal do médio Tejo finalmente despertam para o problema da ER 361 Alcanede – Alcanena

Paulo Coelho

Padre António Vicente Calado Gaspar é nomeado pároco de Alcanede

Carlos Coelho

Jovens de Murteira e Barreirinhas unem-se em prol do regresso da festa de São Vicente

Portal Alcanede