19.3 C
Alcanede
Sábado ,20 Julho, 2024
IPSSSociedade

S.C.M. Alcanede promove ação de sensibilização para idosos em colaboração com a GNR

A Santa Casa da Misericórdia de Alcanede (SCMA), em colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR) de Santarém, realizou esta semana, em Alcanede, uma ação de formação totalmente voltada para a segurança dos mais idosos. A iniciativa, designada de E-tertúlia, inseriu-se no projeto Prémio BPI Fundação “la caixa” Rural 2021 – Movimento Refresh Rural.

O evento, bastante participado, abordou temáticas cruciais para a segurança de pessoas mais vulneráveis, principalmente de uma faixa etária mais avançada, “foram abordadas várias temáticas, nomeadamente o Programa de Apoio 65; Segurança em Casa e na Rua; Prevenção de Burlas e alguns conselhos referentes à troca do dinheiro”, referiu a SCMA em comunicado.

A atividade E-tertúlia, é uma das várias que a instituição Alcanedense está a desenvolver e que pretende “promover ações de capacitação com temáticas da vida quotidiana e decorreu em formato presencial e online com os utentes da Misericórdia de Alcanede e Serra Alecrim”, sendo esta já a terceira levada a cabo.

Além dos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede, a iniciativa contou também com a participação ativa, presencial e online, de utentes do Centro Social Serra do Alecrim de Pé da Pedreira.

Esta E-tertúlia foi dinamizada pela Seção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR de Santarém e decorreu nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Alcanede, a quem a SCMA “agradece a cedência do espaço”.

No final da ação ficou claro que é importante lembrar que “por norma os burlões são pessoas bem vestidas e bem-falantes e que levam as pessoas a fazer aquilo que não querem”, e que a segurança “é responsabilidade de todos”, apelando-se a que, em caso de perigo, liguem “o 112 ou para a GNR Santarém 243 304 500”, citamos.



Artigos Relacionados

Mensagem de Natal de D. José Traquina – Bispo da Diocese de Santarém

Portal Alcanede

Populações de Valverde e Pé da Pedreira indignadas com a empresa Águas de Santarém

Paulo Coelho

Conceição Gaspar reeleita provedora da Santa Casa Misericórdia de Alcanede

Paulo Coelho