14.7 C
Alcanede
Sábado ,20 Abril, 2024
Sociedade

Proteção Civil alerta para o perigo de incêndios rurais nos próximos dias

A subida gradual da temperatura nos próximos dias e a forte instabilidade nas zonas do interior, que poderão levar à possibilidade de trovoadas secas e rajadas de vento forte, levam a ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil a emitir um aviso à população sobre o risco de incêndio rural e respetivas medidas preventivas.

No documento enviado, esta quinta-feira, ao Portal de Alcanede, este serviço central da administração direta do estado indica ainda que a humidade relativa irá diminuir nos próximos dias e que o vento irá “predominar do quadrante norte por vezes até 40 km/h no litoral oeste e nas terras altas”, sendo que o risco de incêndio será de nível “muito elevado no interior Norte e Centro e região Sul”, e de “nível máximo em alguns concelhos no Algarve, vale do Tejo e interior Norte e Centro”, citamos.

Face ao expectável, a ANEPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, “é PROIBIDO fazer QUEIMADAS nos dias de perigo de incêndio muito elevado ou máximo” e, entre outras medidas preventivas, “nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo é PROIBIDO usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos”, lê-se no documento.

A ANEPC determinou a passagem ao Estado de Alerta Especial (EAE), nível AMARELO, para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), entre o período compreendido entre as 00:00 horas do dia 10 e as 23:59 do dia 14 de junho, para todos os distritos do continente.

Artigos Relacionados

Simbolismo do Natal bem presente na Festa da Santa Casa de Alcanede

Paulo Coelho

Vídeo – Grupo Fravizel assinala dia da família e do ambiente

Portal Alcanede

Movimento cívico ER 361 escreve ao 1º Ministro Pedro Passos Coelho

Paulo Coelho