21.2 C
Alcanede
Quinta-feira ,18 Abril, 2024
ReligiãoSociedade

Paróquia de Alcanede exorta ao X Encontro Mundial das Famílias

A Igreja da Misericórdia de Alcanede será palco, à semelhança de outras Igrejas de todo o mundo, da abertura do X Encontro Mundial das Famílias, dia 22 de junho de 2022, pelas 19h30. A iniciativa insere-se num apelo feito pelo Papa Francisco e, pela nossa diocese, o ponto alto será no dia 25 de junho, em Azoia de Baixo, na grande “Festa da Família”.

Numa nota de imprensa enviada ao Portal de Alcanede, a Pastoral Familiar da Diocese de Santarém lembra que, “ao contrário do passado, em que este evento era vivido à distância e até desconhecido de muitas famílias, o Papa convida-nos a viver verdadeiramente um encontro, concreto e pessoal com Deus, através do Amor em Família e em comunidade” e que, para isso, cada Diocese convida “todas as famílias a unirem-se e celebrar presencialmente, na sua realidade concreta do dia-a-dia!”, citamos.

Este ano, o tema do encontro é “O Amor em família: vocação e caminho de santidade”, pelo que a Diocese de Santarém, através do Secretariado da Pastoral Familiar, desafia “todas as famílias a viverem estes dias conscientes desta oportunidade diária de nos podermos tornar pessoas melhores por treinarmos, em Família, a capacidade de amar: de nos tornarmos peritos em Amar!”, lê-se no documento.

Entre os dias 22 e 26 deste mês é proposta uma atividade para cada dia, em Alcanede será já na quarta-feira, a partir das 19h30, na Igreja da Misericórdia, com um encontro aberto a todos os que se queiram juntar a esta festa familiar, sendo que o ponto alto da comemoração terá lugar dia 25 de junho, em Azoia de Baixo, num evento que contará com a participação de D. José Traquina, Bispo de Santarém.

A Festa da Família na Diocese de Santarém terá atividades para todas as idades, “as crianças terão um tempo de encontro com D. José Traquina, onde haverá espaço para perguntas e respostas, animação musical e histórias, no campo”, os jovens poderão disfrutar “de uma atividade preparada pelo agrupamento regional do Corpo Nacional de Escutas” e os adultos e idosos estão “convidados a participar numa conferência sobre a participação das Famílias nas Jornadas Mundiais da Juventude”, refere a nota de imprensa.

Durante o evento, D. José Traquina presidirá à Eucaristia, acompanhado de sacerdotes de várias paróquias da Diocese, animada pelo agrupamento de escuteiros da Várzea. Em seguida, seguir-se-á um tempo de Encontro, com espaço de convívio, com atuação do Rancho Folclórico do Verdelho, os grupos musicais “A Equipa” e “Os 8 d’Aldeia” e barraquinhas!

Os paroquianos de Alcanede interessados em participarem nas atividades, em Azoia de Baixo, poderão ainda contactar o número 965 825 685 (Clara Montez), já que a Paróquia de Alcanede vai disponibilizar um autocarro para os transportar, mediante inscrição. A saída está marcada para as 14h30 do dia 25 de junho.

Artigos Relacionados

Barbearia “Corte Clássico” comemora 5 anos de existência em Alcanede

Portal Alcanede

8 Anos depois a festa da juventude regressa aos Mosteiros de 25 a 27 de agosto

Carlos Coelho

ER 361 Alcanede – Alcanena na Assembleia da República dia 12 Janeiro de 2011

Paulo Coelho