22.1 C
Alcanede
Terça-feira ,9 Agosto, 2022
Religião Sociedade

Paróquia de Alcanede exorta ao X Encontro Mundial das Famílias

A Igreja da Misericórdia de Alcanede será palco, à semelhança de outras Igrejas de todo o mundo, da abertura do X Encontro Mundial das Famílias, dia 22 de junho de 2022, pelas 19h30. A iniciativa insere-se num apelo feito pelo Papa Francisco e, pela nossa diocese, o ponto alto será no dia 25 de junho, em Azoia de Baixo, na grande “Festa da Família”.

Numa nota de imprensa enviada ao Portal de Alcanede, a Pastoral Familiar da Diocese de Santarém lembra que, “ao contrário do passado, em que este evento era vivido à distância e até desconhecido de muitas famílias, o Papa convida-nos a viver verdadeiramente um encontro, concreto e pessoal com Deus, através do Amor em Família e em comunidade” e que, para isso, cada Diocese convida “todas as famílias a unirem-se e celebrar presencialmente, na sua realidade concreta do dia-a-dia!”, citamos.

Este ano, o tema do encontro é “O Amor em família: vocação e caminho de santidade”, pelo que a Diocese de Santarém, através do Secretariado da Pastoral Familiar, desafia “todas as famílias a viverem estes dias conscientes desta oportunidade diária de nos podermos tornar pessoas melhores por treinarmos, em Família, a capacidade de amar: de nos tornarmos peritos em Amar!”, lê-se no documento.

Entre os dias 22 e 26 deste mês é proposta uma atividade para cada dia, em Alcanede será já na quarta-feira, a partir das 19h30, na Igreja da Misericórdia, com um encontro aberto a todos os que se queiram juntar a esta festa familiar, sendo que o ponto alto da comemoração terá lugar dia 25 de junho, em Azoia de Baixo, num evento que contará com a participação de D. José Traquina, Bispo de Santarém.

A Festa da Família na Diocese de Santarém terá atividades para todas as idades, “as crianças terão um tempo de encontro com D. José Traquina, onde haverá espaço para perguntas e respostas, animação musical e histórias, no campo”, os jovens poderão disfrutar “de uma atividade preparada pelo agrupamento regional do Corpo Nacional de Escutas” e os adultos e idosos estão “convidados a participar numa conferência sobre a participação das Famílias nas Jornadas Mundiais da Juventude”, refere a nota de imprensa.

Durante o evento, D. José Traquina presidirá à Eucaristia, acompanhado de sacerdotes de várias paróquias da Diocese, animada pelo agrupamento de escuteiros da Várzea. Em seguida, seguir-se-á um tempo de Encontro, com espaço de convívio, com atuação do Rancho Folclórico do Verdelho, os grupos musicais “A Equipa” e “Os 8 d’Aldeia” e barraquinhas!

Os paroquianos de Alcanede interessados em participarem nas atividades, em Azoia de Baixo, poderão ainda contactar o número 965 825 685 (Clara Montez), já que a Paróquia de Alcanede vai disponibilizar um autocarro para os transportar, mediante inscrição. A saída está marcada para as 14h30 do dia 25 de junho.

Artigos Relacionados

Aldeia da Ribeira em festa de 25 a 28 de janeiro de 2013

Paulo Coelho

Futuro pavilhão multiusos de Alcanede foi declarado de interesse municipal

Carlos Coelho

Imagem de Nª Sª da Esperança regressa às ruas de Alqueidão do Rei durante festa anual

Paulo Coelho