12.5 C
Alcanede
Quinta-feira ,25 Abril, 2024
EconomiaSociedade

Alegria e emoção na celebração dos 50 Anos da empresa MJ Carreira & Filhos

Foi num misto de alegria, emoção e saudade, que a empresa MJ Carreira & Filhos assinalou, no dia 22 de junho de 2022, o seu 50º Aniversário. A empresa, com sede em Alqueidão do Rei, e que teve como fundador o empresário Manuel Jesus Carreira, falecido em julho do ano passado, encheu-se esta quarta-feira de clientes, fornecedores e amigos recebidos pelos irmãos Nuno, Rui e Sandra Carreira, seguros de que o seu pai estará “muito orgulhoso”.

É um momento de muita responsabilidade porque são 50 Anos, um marco gigante”, disse à reportagem do Portal de Alcanede a filha do fundador. Sandra Carreira lembrou que o legado deixado é “enorme e tudo isto foi fruto de muito trabalho do nosso pai e que queremos prolongar por muito mais tempo”, disse.

Nuno Carreira concorda plenamente, lembrando que “estamos a falar de cinco décadas e que não é todos os dias que uma empresa consegue chegar tão longe”, seguro de que o pai estará “orgulhoso pelos filhos que deram continuidade à empresa”.

Manuel Carreira criou a empresa em 1972, “na altura começou com as canalizações e um bocadinho de azulejo. Os filhos também foram crescendo e pegaram no projeto dele e deram continuidade ao trabalho”, disse Nuno Carreira.

O gosto pela área da construção foi incutido desde muito cedo pelo fundador, “crescemos aqui, em Alqueidão do Rei, no meio dos azulejos, no meio destes materiais e sempre estivemos habituados, também, a andar no meio das pessoas e tudo isso despertou-nos o “bichinho” pelo setor”, confessou Sandra Carreira. Tanto assim foi, “que nos mantemos os três unidos e somos bastante felizes a fazer o que fazemos”, disse.

Ao longo da tarde de comemoração da efeméride, pela sede da MJ Carreira & Filhos, passaram cerca de 200 pessoas em diferentes horários, “temos aqui hoje clientes que acompanharam o meu pai desde praticamente o primeiro dia em que ele começou! Por isso, fazemos questão que essas pessoas, e os mais recentes, estejam aqui connosco neste aniversário”, não esquecendo a importância dos colaboradores, atualmente com 11/12 pessoas, “equipa pequena, mas muito dinâmica e extremamente importante na comunicação da nossa empresa”, lembrou a empresária.

50 Anos depois a empresa continua a crescer, “felizmente temos crescido e queremos continuar a crescer em conjunto com os nossos clientes e fornecedores, uma parceria mútua que temos levado a cabo, e com os nossos colaboradores que, sem dúvida, são um ponto forte no crescimento da nossa empresa” disse, por sua vez, Nuno Carreira. O empresário lembrou que em 2004, a empresa apostou na abertura de uma loja na vila de Alcanede, “mais um marco de crescimento em complemento à sede em Alqueidão do Rei”.

Após a pandemia, e com uma guerra a decorrer, os irmãos Carreira estão conscientes de que o momento é bastante complicado “porque não sabemos o que está para acontecer”. No atual contexto “o futuro é incerto”, desabafou Sandra Carreira. “Desde o final do ano passado até hoje, estamos a falar de aumentos globais para a empresa de cerca de 40%” vincou, também, Nuno Carreira.

A juntar à questão dos combustíveis, também o gás agravou o problema “hoje em dia as fábricas trabalham através de gás, que é a fonte principal de produção das fábricas de azulejos, mosaicos, loiças sanitárias, etc., e esse aumento já chegou aos 300%! Um m3 custava 20€, hoje custa quase 200€!”, lamentou o empresário.

Apesar dos contratempos, as palavras “crescimento” e “otimismo” acompanham a MJ Carreira & Filhos, “felizmente temos clientes de Norte a Sul do país e exportamos também bastante para Angola e Guiné”, disse Sandra Carreira. “Lembro-me que em 2009/2010 tivemos uma crise grande, conseguimos ultrapassar e até crescer”, recordou Nuno Carreira, “todos juntos vamos ultrapassar este momento”, assegurou.

Nota: Brevemente o Portal de Alcanede publicará um vídeo alargado sobre a empresa MJ Carreira & Filhos.

Artigos Relacionados

Zona de Intervenção Florestal de Alcanede espera por novos aderentes

Paulo Coelho

Excelente dia de convívio em Bairro dos Murtais em prol do movimento “Eu Sou Matriz”

Portal Alcanede

Animação não faltou nos festejos anuais em Vale do Carro

Paulo Coelho