10.1 C
Alcanede
Segunda-feira ,29 Abril, 2024
Educação

Resíduos: Desperdício ou Oportunidade? Tema de Conferência dinamizada pelo AE D. Afonso Henriques

No âmbito do Projeto Vamos Cuidar do Planeta, promovido pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), o Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques e a Comissão Organizadora do projeto dinamizaram, no passado dia 7 de abril de 2022, via online, a Conferência Escolar sob o tema “Resíduos: Desperdício ou Oportunidade?”. A moderação esteve a cargo das turmas do 8ºC da EB D. Manuel I – Pernes e do 7ºA da EB de Alcanede, sob a orientação das professoras Ana Melo e Carla Almeida.

Além dos elementos pertencentes ao Agrupamento D. Afonso Henriques, a iniciativa contou com diversos convidados externos, entre os quais, as empresas RSJT e Gallo Vidro, os artistas plásticos Xico Gaivota e Bordalo II (que participou em deferido), a Divisão de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Santarém e representantes de Juntas e União de Freguesias.

Numa nota informativa enviada ao Portal de Alcanede, os organizadores indicaram que a abertura da conferência se iniciou com a “apresentação do Projeto Vamos Cuidar do Planeta e os seus objetivos”, sendo selecionada “a problemática da região a abordar, mostrando evidências​ fotográficas da mesma”. Em seguida, “foi apresentado um questionário elaborado pelos alunos, bem como os resultados obtidos após a sua administração à comunidade escolar e envolvente, e as conclusões após análise das respostas obtidas”, citamos.

A segunda fase da conferência contou com a participação “das empresas RSJT e Gallo Vidro incentivando a comunidade a realizar a separação de resíduos, tendo em conta a poupança de recursos naturais e de energia conseguida através do uso de resíduos na produção de novos materiais”. Logo após, através de uma entrevista em deferido, “o artista Xico Gaivota mostrou como é possível fazer obras de arte a partir de resíduos”, sendo ainda evidenciada “a obra de arte do artista plástico Bordalo II na Cidade de Santarém contruída a partir de resíduos”, ficando demonstrada, também, que a “Divisão de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Santarém e representantes de Juntas e União de Freguesias estão sensíveis também para esta problemática e disponíveis para colaborar na continuidade deste Projeto”, lê-se no documento enviado ao Portal de Alcanede.

No final da Conferência Escolar “Resíduos: Desperdício ou Oportunidade?”, as turmas participantes deixaram dois reptos no sentido de darem continuidade a este projeto, “o primeiro dirigiu-se à Empresa RSJT, em articulação com a Câmara Municipal de Santarém e com as Juntas de Freguesia, para que na próxima fase de implementação do Projeto “Recolha Porta a Porta”, o nosso Município seja beneficiado”. O segundo repto “foi lançado a toda a comunidade, propondo que enquanto o Projeto “Recolha Porta a Porta”, não é implementado no Município de Santarém, se realize uma Campanha de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos, durante o mês de maio, em articulação com o Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques e as diversas Juntas de Freguesia!”, citamos.

Os organizadores acreditam que, “todos juntos e com iniciativas como esta, promovemos a cultura democrática e consciência cívica nos jovens, alertando a sociedade para a preservação da nossa casa – O Planeta Terra!”.

Artigos Relacionados

Associação de Pais da E.B. 2,3 de Alcanede apoia crianças com necessidades especiais

Paulo Coelho

Centro de Saúde convida crianças do 1º ciclo do AEA para ação inédita em Alcanede

Paulo Coelho

Vídeo: Entrevista a Helena Vieira – Diretora do AE D. Afonso Henriques sobre vários temas

Portal Alcanede