Dois Campeões Mundiais e uma Vice Campeã são os resultados obtidos na quinta-feira, 10 de março, por jovens atletas da freguesia de Alcanede que participaram no dia de abertura do WAC 2022 – Taça Internacional de Artes Marciais Chinesas, que decorre na Expoeste, Caldas da Rainha, até ao dia 13 de março de 2022.
Duarte Ferreira, 10 anos de idade, e natural de Alqueidão do Rei, sagrou-se Campeão Mundial ao conquistar o 1º Lugar na competição “Weapon Forms”, na categoria 8/10 anos masculinos, e em “Rumble Kids“, detendo o cinturão verde.
Leonor Henriques, 5 anos de idade, e com raízes em Bairro dos Murtais, obteve dois primeiros lugares nas provas “Sino-Vietnamese Forms” e “Empty Hands Forms” com o cinturão branco-amarelo, sendo a atual Campeã Mundial na categoria 4/5 anos femininos, contando com o apoio incondicional do seu irmão, Lourenço Henriques, que também continua a trabalhar para alcançar os lugares de pódio.
Na categoria 6/7 anos femininos, Victória Ferreira, 6 anos de idade, e também natural de Alqueidão do Rei, irmã de Duarte Ferreira, classificou-se em 2º Lugar na prova “Sino-Vietnamese Forms”. Com esta classificação, Victória Ferreira tornou-se Vice Campeã Mundial da categoria com o cinturão branco-amarelo.
Os três jovens atletas são treinados por Humberto Santo, sendo que o Duarte e a Victória são alunos do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques e pertencem ao Clube Kempo de Santarém, e a Leonor, aluna do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva, ao Clube Kempo de Rio Maior.
O técnico, natural da freguesia de Alcobertas, também dá aulas no ginásio Gladmaster, em Pé da Pedreira, duas vezes por semana, a todos os interessados em tomarem contacto com a modalidade.
A organização deste evento internacional está a cargo da Federação Portuguesa Lohan Tao Kempo, em colaboração com diversas outras entidades, entre elas a FPAMC.