11.6 C
Alcanede
Quinta-feira ,29 Fevereiro, 2024
Sociedade

A TERRA TREME – ANEPC promove Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove na sexta-feira, dia 5 de novembro, às 11:05 horas, de norte a sul do país, a 9.ª edição do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME.

É objetivo de A TERRA TREME capacitar a população para saber como agir em caso de sismo, sensibilizando os cidadãos para o facto de viverem numa sociedade de risco, e desafiando-os a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.

A TERRA TREME é um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, em particular o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE).

A iniciativa, inserida na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, dá a conhecer as medidas e os comportamentos de autoproteção a adotar para a proteção de cada pessoa e, assim, contribuir para o incremento de uma sociedade mais consciente dos riscos e perigos a que está sujeita.

O exercício compreende a realização de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante um (1) minuto, no qual os participantes, a título individual ou coletivo (famílias, escolas, empresas, instituições publicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os 3 gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar.

Além da população escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido expressiva, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tem procurado alargar a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação neste Exercício a outros sectores da sociedade civil.

Apesar do exercício ter expressão nacional, a ANEPC, em articulação com a DGE e a DGEstE, promoverá, a nível nacional, uma ação principal do exercício na Escola EB1JI Rómulo de Carvalho, em São Domingos de Rana, no concelho de Cascais.

No Distrito de Santarém, a principal ação do exercício “A Terra Treme”, irá decorrer na Escola Secundária Artur Gonçalves, no concelho de Torres Novas, que irá contar com a presença do Sr. Comandante Operacional Distrital, para além das diversas ações que irão decorrer ao nível dos 21 municípios do distrito.

Por todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANEPC irão, em parceria com as comunidades educativas locais, Associações de Bombeiros, Serviços Municipais de Proteção Civil e os demais agentes de proteção civil, promover ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção para fazer face ao mesmo, assim como a realização do exercício A TERRA TREME, na data e hora convencionadas.

A participação poderá ser feita de múltiplas formas, designadamente:

  • A resposta a um inquérito destinado a aferir o grau perceção relativamente ao risco sísmico, o qual está disponível na plataforma online desta ação nacional de sensibilização, acessível em www.aterratreme.pt/inquérito;
  • A realização de sessões de esclarecimento (para os trabalhadores/colaboradores) dedicadas à explicação das medidas preventivas e dos comportamentos de autoproteção a serem adotados em casa e nos locais de trabalho em caso de sismo;
  • A divulgação na página Institucional e noutros suportes digitais, do envolvimento e participação da Instituição nesta iniciativa;
  • A divulgação através do correio eletrónico interno por todos os trabalhadores/colaboradores de informação sobre medidas preventivas e comportamentos de autoproteção a adotar em caso de sismo/tsunami;
  • O registo individual e/ou da Instituição no sítio digital www.aterratreme.pt;
  • A revisitação dos procedimentos preventivos e de emergência destinados a fazer face a um evento de sismo e/ou tsunami;
  • A realização de um exercício de teste à evacuação a 5-11-2021, data da realização do exercício A TERRA TREME, assim como, dinamizando outras ações que possam enriquecer a agenda da iniciativa.

A TERRA TREME tem um website dedicado www.aterratreme.pt, que disponibiliza informações sobre o Exercício e recursos de divulgação (spot promocional do Exercício; o cartaz alusivo à 9.ª edição Exercício A TERRA TREME, entre outros). Foi também criada a hashtag #ATerraTreme destinada a identificar nas redes sociais as publicações pessoais/institucionais relacionadas com a iniciativa.

A ANEPC convida os cidadãos e as entidades a inscreverem-se em www.aterratreme.pt e a participarem como demonstração do seu compromisso pessoal/institucional para com a causa da proteção e segurança, e como forma de apoio e expressão pública do seu envolvimento no Exercício A TERRA TREME.

Artigos Relacionados

Covid-19: Desde o início da pandemia já faleceram 10 pessoas no concelho de Santarém

Portal Alcanede

Acidente de trabalho provoca dois feridos em estado grave

Paulo Coelho

Jantar de angariação de fundos para Casa do Povo de Aldeia de Além superou expetativas

Paulo Coelho