18.5 C
Alcanede
Terça-feira ,23 Abril, 2024
Saúde

Farmácia Apolinário evoca Dia Internacional do Farmacêutico com mensagem aos utentes

No âmbito da celebração do Dia Internacional do Farmacêutico, que se assinala este sábado, 25 de setembro de 2021, a equipa da Farmácia Apolinário fez um pequeno resumo do que é ser farmacêutico, cujo texto o Portal de Alcanede publica na íntegra:

“Em Portugal, no ano de 2020 éramos 77.984 enfermeiros, 57.198 médicos e 15.565 farmacêuticos. Apesar de estarmos em minoria numérica, continuamos a ser, na maioria das vezes, a porta de entrada dos portugueses no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Somos o apoio de saúde mais próximo, disponível e acessível a todos. Basta entrar pela porta da farmácia, ligar ou enviar uma mensagem para encontrar um farmacêutico disponível para esclarecer dúvidas e obter aconselhamento. E é com um sorriso no rosto, agora escondido pela máscara, que o recebemos e que depois de uma análise dos sintomas, sua durabilidade e comorbilidades, prestamos aconselhamento, indicamos medicação, e, se necessário, encaminhamos para o médico. 

Nós, farmacêuticos, somos promotores da saúde e bem-estar da comunidade. Mais do que um profissional de saúde, somos um “amigo”, um “conselheiro”, um “guia”. Começa quando saudamos o utente, continua quando o ajudamos com as receitas, seja a encontrar a receita que o “doutor” lhe enviou para o telemóvel, ou a ler a receita a quem já não consegue ler; ou mesmo a ajudar a marcar exames médicos. 

Nem sempre atenuamos as dores com um analgésico, mas sim com 5 minutos de conversa. Muitas vezes também vestimos a gabardine de detetive, deslindando duplicações, interações e efeitos secundários de uma panóplia imensa de medicamentos utilizados pelos nossos utentes. Tentamos assegurar que o utente toma o medicamento certo, na posologia certa, no tempo certo.

Já se imaginou sem o seu farmacêutico de família? 

Dia 25 de setembro celebramos o Dia Internacional do Farmacêutico. Felicitamos, neste dia, todos os nossos colegas, pelo seu papel na promoção da saúde de todos os que nos procuram. Celebramos também a nossa profissão consigo: o seu bem-estar é a nossa prioridade.

Obrigado!

A equipa da Farmácia Apolinário

Artigos Relacionados

Rastreio gratuito ao cancro colorretal na Farmácia Apolinário até 14 de abril

Portal Alcanede

ACES da Leziria contrata “Super Médico” para Alcanede

Carlos Coelho

Parceiros unem-se para assinalar Dia da Família e da Saúde este domingo

Portal Alcanede