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Agrupamento de Escolas – Ano letivo passa a ter dois semestres em vez de três períodos

O próximo ano letivo, que se inicia entre 17 e 26 de setembro de 2021, vai sofrer algumas alterações ao nível da organização do calendário escolar. Em vez dos três habituais períodos, os quatro agrupamentos de escolas pertencentes ao concelho de Santarém passam a ter dois semestres.

As novas alterações, que foram aprovadas por unanimidade em reunião pelas quatro direções de agrupamentos de concelho: D. Afonso Henriques, Alexandre Herculano, Ginestal Machado e Sá da Bandeira entram em vigor já esta semana e aplicam-se a todos os escalões de ensino, desde o pré-primário até ao secundário.

Em novembro terá lugar a primeira paragem para avaliações, entre os dias 15 e 17, em que os alunos não terão aulas. De 23 de dezembro de 2021 a 1 de janeiro de 2022, novo interregno para férias de Natal e Ano Novo.

As avaliações regressarão de 27 a 31 de janeiro, com os alunos a ficarem em casa nesses três dias, com um fim-de-semana pelo meio.

A 1 de fevereiro iniciar-se-á o segundo semestre. A pausa para Carnaval será entre 28 fevereiro e 1 de março de 2022, as reuniões intercalares de 8 a 12 de abril, e as férias da Páscoa entre os dias 13 a 18 de abril.

O final das atividades letivas também terá datas diferentes, conforme o ano de escolaridade dos alunos. O pré-escolar e primeiro ciclo finalizam a 30 de junho e os alunos do 5º, 6º, 7º, 8º e 10º acabarão a escola a 15 de junho de 2022.

Em declarações ao site Rede Regional, a chefe da Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal de Santarém, Vânia Horta, explicou “que esta nova forma de organização reforça a autonomia das escolas com o objetivo de potenciar o sucesso escolar e diminuir as desigualdades entre os alunos”, citamos.

A responsável camarária disse ainda que o objetivo destas alterações passa por “reduzir a burocratização do ensino, acabando com o excesso de reuniões, e colocar o foco na qualidade da aprendizagem e não nos critérios meramente quantitativos, são outros dos objetivos destas alterações, que apostam ainda mais na avaliação contínua”, disse.

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