14.7 C
Alcanede
Sábado ,20 Abril, 2024
ColetividadesCultura

SFA celebra 123 Anos de vida com lançamento do CD “Abraço a Portugal”

A Sociedade Filarmónica Alcanedense assinala este fim de semana o seu 123º Aniversário com o lançamento do CD “Abraço a Portugal”. Uma forma que a centenária instituição encontrou para presentear o público, já que este ano, uma vez mais, está impossibilitada de realizar o habitual concerto comemorativo.

Em declarações ao Portal de Alcanede, o Maestro da SFA indicou que o CD foi “gravado antes da pandemia” e que este “Abraço a Portugal” é o título de “uma obra do cd da autoria do compositor Duarte Pestana e que serve de títulos ao cd, uma vez que é um projeto só de música portuguesa para Banda”, disse.

Alberto Lages lembrou que estas são as “primeiras e únicas gravações, ao dia de hoje, e julgo que nos próximos tempos deste repertório”, e que além de ser um “Abraço a Portugal, é sobretudo um Abraço à música portuguesa”.

O CD abre com “um grande compositor scalabitano, Joaquim Luís Gomes, com a sua 1ª Fantasia Popular Portuguesa. De seguida, o concerto para clarinete de Alexandre Almeida é uma dedicatória ao Daniel Frazão, que não hesitamos em incluir”, afirmou.

No alinhamento da obra não poderia faltar “o grande Joly Braga Santos”, que teria “inevitavelmente que estar presente por se tratar de um compositor de grande relevo do nosso panorama artístico”.

Segundo Alberto Lages, o “Abraço a Portugal” surge no projeto “por ser uma das poucas fantasias de Duarte Pestana da qual não havia gravação desta versão original”. Já a faixa Haxamanis, do compositor Lino Guerreiro, “foi escrita para a Banda e é uma dedicatória a mim”, disse.

A obra termina com o Hino da Sociedade Filarmónica Alcanedense, “como forma de lembrar que nas filarmónicas se pode fazer boa música, e contribuir para o desenvolvimento do repertório de banda levando jovens compositores a escreverem para estes agrupamentos”, afirmou.

A concluir, o Maestro Alberto Lages lembrou ainda que este CD “poderia ter como subtítulo música para Banda de ontem e hoje”, não deixando de enaltecer a capa do mesmo, “é a rosácea da Igreja da Graça, em Santarém”, disse.

Por seu turno, a direção da SFA referiu que a obra pretende enaltecer “a nossa música, dos nossos compositores, e que é um verdadeiro “Abraço a Portugal” e a todos quantos acreditam na música portuguesa”, e que a instituição Alcanedense “continua empenhada nesta missão de promover e divulgar a música como elemento fundamental no desenvolvimento das sociedades”, citamos.

A Sociedade Filarmónica Alcanedense agradece de forma especial “à Afinaudio por todo o empenho colocado neste projeto“, e deixa o desejo de que, “em breve estaremos juntos novamente para disfrutar deste belo prazer que é a música e que tanta falta tem feito, a nós músicos e em especial ao nosso querido público”.

Vídeo Afinaudio

Artigos Relacionados

Maria Teresa Antunes escreve” “Um passado que nos orgulha, alicerces de hoje”

Carlos Coelho

Espinheira em festa de 14 a 17 de abril

Portal Alcanede

Festa da Juventude regressa este fim de semana a Mosteiros

Portal Alcanede