Os agregados familiares vão começar a receber, a partir de 5 de abril de 2021, cartas com códigos e palavras-passe que servirão para aceder à página censos2021.ine.pt, onde poderão dar as suas respostas a partir do dia censitário, marcado para 19 de abril, preferencialmente via internet, num ano condicionado pela pandemia da Covid-19.
Embora as respostas pela Internet, segundo o Instituto Nacional de Estatística, sejam o modo “ideal” de participação com a aplicação e-Censos acessível por computador, tablet e telemóvel, o INE tem outras alternativas.
As pessoas que não tenham forma de aceder à Internet ou que não possam ser contactadas presencialmente, deverão usar o número de apoio 210542021, usar o e-balcão na Junta de Freguesia de Alcanede “levando a carta e o respetivo código”, ou preencherem os clássicos questionários em papel entregues pelos recenseadores, que vão seguir um “rigoroso protocolo de Saúde Pública”, segundo o INE.
A população deverá responder a partir de 19 de abril e até 3 de maio de 2021, sendo que em breve a Junta de Freguesia de Alcanede dará a conhecer a equipa de pessoas (recenseadores) locais autorizada para o efeito.
A ideia é que o trabalho presencial seja “residual”, ficando o mesmo entregue a cerca 11.000 recenseadores, a nível nacional, que começaram a ser recrutados desde o passado mês de janeiro e que entrarão em campo só a partir de 31 de maio para recolherem as respostas que, eventualmente, nessa altura ainda não tenham chegado por telefone ou pelos meios eletrónicos.
Página de acesso: https://censos2021.ine.pt/