21.6 C
Alcanede
Sexta-feira ,19 Abril, 2024
Saúde

Rastreio gratuito ao cancro colorretal na Farmácia Apolinário até 14 de abril

A Farmácia Apolinário, em Alcanede, está a promover uma ação de sensibilização para o cancro colorretal. O rastreio, que é gratuito, vai decorrer até ao dia 14 de abril de 2021 e é destinado a pessoas com idades compreendidas entre os 50 e os 74 anos.

Além da idade, os interessados em participarem nesta ação, que pretende ajudar a salvar vidas, “devem ser assintomáticos”, ou seja, sem sangue nas fezes, sem alterações dos hábitos intestinais e sem dor abdominal recorrente e “sem histórico de cancro do cólon ou reto e/ou pólipos colorretais e sem antecedentes de doença inflamatória intestinal”, por exemplo colite ulcerosa ou doença de Chron, lê-se na nota informativa enviada ao Portal de Alcanede.

A equipa da Farmácia Apolinário indica, também, que para ser possível participar neste rastreio, é necessário preencher outros requisitos, tais como, “não ter familiares de 1º grau com adenoma ou cancro do cólon ou reto ou síndromes hereditárias de cancro do cólon e reto”, não ter “realizado uma colonoscopia nos últimos 2 anos”, e não ter “efetuado análise de pesquisa de sangue oculto nas fezes” no último ano.

Além de gratuito, o procedimento é simples, “a pessoa deve dirigir-se à Farmácia Apolinário, ou a outra farmácia aderente, onde lhe é explicado o processo e entregue o kit com 2 frascos e saco térmico”. Após este procedimento, “deve regressar à farmácia, no dia que lhe for indicado, para entregar o kit com as amostras”, e, por fim, “o resultado é entregue pela farmácia aconselhando quais os próximos passos”, citamos.

Para mais informações sobre esta ação de sensibilização, pode aceder ao link: https://www.medis.pt/cancro-colorretal

Foto de capa: Médis

Artigos Relacionados

Covid-19: Concelho com mais um caso positivo no dia em que GNR identifica aumento da circulação sem justificação

Portal Alcanede

Promotores de recolha de sangue satisfeitos com a resposta da população

Carlos Coelho

Covid-19: Concelho de Santarém mantém registo de 233 Casos confirmados

Portal Alcanede