12.9 C
Alcanede
Quinta-feira ,25 Abril, 2024
AlcanedeReligião

Celebrações públicas da missa regressam à Paróquia de Alcanede

A Paróquia de Alcanede vai retomar as celebrações públicas presenciais das missas a partir do próximo fim-de-semana. O regresso acontece após o anúncio das medidas de desconfinamento, graduais, anunciadas pelo governo, sendo que no domingo, dia 21 de março de 2021, já serão celebradas missas em Murteira (9 horas), Viegas (10h30) e na Igreja Matriz de Alcanede, às 12 horas.

Também em março, no dia 27, voltará a ser celebrada missa em Mata do Rei (18 horas) e no domingo, dia 28, em Valverde, às 10 da manhã. No próximo dia 19, dia de São José e do Pai, a Paróquia de Alcanede chama a atenção para a transmissão da missa on-line, presidida pelo Bispo de Santarém, D. José Traquina, que se realizará pelas 19 horas, a partir da Igreja da Sagrada família, no Entroncamento, e que poderá ser acompanhada através da página da paróquia no facebook.

O mês de abril marcará o regresso, praticamente em pleno, das atividades religiosas. Contudo, ainda não é aconselhável a realização de procissões, segundo indicou o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), numa nota enviada à Agência ECCLESIA, pelo que, na nossa freguesia, e em todo o país, a Páscoa ainda terá algumas limitações.

Além de procissões, a CEP pede que se evitem “outras expressões da piedade popular”, como as “visitas pascais” e a “saída simbólica” de cruzes, de modo a evitar “riscos para a saúde pública”, citamos.

Neste desconfinamento, está também prevista “a reserva de quatro metros quadrados para cada participante” e o uso “obrigatório de máscara” para todos.

Em relação à celebração doutros sacramentos, “observem-se as normas de segurança e de saúde referidas nas mesmas orientações”, acrescenta a Conferência Episcopal Portuguesa no mesmo comunicado.

Em baixo, o calendário de celebrações das missas para todo o mês de abril de 2021, bem como as atividades previstas para esta Páscoa.

Artigos Relacionados

Ricardo Gonçalves – Neste momento a principal preocupação é o surto no Centro Social Serra do Alecrim

Portal Alcanede

Autárquicas 2021: Manuel Joaquim Vieira é o cabeça de lista pelo PSD à Junta de Freguesia de Alcanede

Portal Alcanede

Projeto da Santa Casa de Alcanede distinguido com prémio BPI Fundação “la Caixa” Rural

Portal Alcanede