O processo de vacinação contra a Covid-19 dos idosos e colaboradores da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) do Centro Social Serra do Alecrim IPSS iniciou-se na sexta-feira, 22 de janeiro de 2021, na instituição de Pé da Pedreira com a administração da primeira dose. A iniciativa abrange todos os lares do concelho de Santarém onde não existam surtos.
Num comunicado enviado ao Portal de Alcanede, a presidente da direção da instituição afirmou que o arranque da vacinação foi “um dia que não iremos esquecer!”. No entanto, salientou o que considera ser “a incoerência que existe no que respeita ao facto de os trabalhadores afetos às respostas de Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia não terem sido incluídos nesta vacinação”, embora reconheça “ser um grande passo no combate a esta doença”.
Isabel Felicidade Alves defende que “não podemos deixar que se ignore a vacinação àqueles que andam “dentro e fora”, notoriamente expostos ao vírus, sem que façam parte desta primeira fase da vacinação juntamente com os trabalhadores da ERPI”, disse.
A direção recordou que todos os trabalhadores da Instituição, “quer estejam afetos às respostas sociais ligadas às crianças e aos idosos, quer estejam afetas aos serviços de apoio, todos eles, sem exceção, têm dado todo o seu empenho e dedicação para que aqueles de quem cuidamos não sejam afetados por esta pandemia que teima em ficar”, e que todos “são exemplo de bravura, de coragem e sacrifício”, enalteceu.
O comunicado, que divulgamos (em baixo) na íntegra, destaca o apoio de todos os trabalhadores do Centro Social Serra do Alecrim IPSS, das dificuldades vividas em 2020 e que se mantêm no arranque deste ano, das adaptações constantes, da perseverança e determinação necessárias para, com coragem, ultrapassar o momento atípico.
Fotos: Centro Social Serra do Alecrim IPSS
Artigo anterior