O aumento significativo de casos positivos no concelho de Santarém ao vírus SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19, vai obrigar a novo recolher obrigatório já no próximo fim-de-semana entre as 13h00 e as 05h00. Uma consequência que resulta do facto do concelho passar de risco “elevado” para “muito elevado” a partir desta sexta-feira, 8 de janeiro de 2021, pelo menos até ao próximo dia 15 de janeiro.
Neste caso, e porque a média da incidência cumulativa dos últimos 14 dias no concelho de Santarém é de 569 casos, superior aos 480 que ainda poderiam manter a nossa região em risco “apenas” elevado, as medidas vão ser mais restritivas, impossibilitando, por exemplo, a circulação entre concelhos, de 8 a 11 de janeiro, das 23 horas desta sexta-feira até às 05 horas da próxima segunda-feira.
Assim, dos 278 concelhos do território continental, 253 estão sujeitos a medidas de confinamento no próximo fim-de-semana, o que inclui os municípios no nível de risco de transmissão elevado (entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes), muito elevado (entre 480 e 960) e extremamente elevado (mais de 960). De fora ficam apenas 25 concelhos do território nacional, em que o número de novos casos por 100 mil habitantes é inferior a 240.
Ao nível de todo o distrito de Santarém os dados são pouco animadores, apenas Sardoal e Coruche escapam ao recolher obrigatório.
Concelhos de risco Moderado: Coruche e Sardoal;
Concelhos de risco Elevado: Abrantes, Almeirim, Cartaxo, Chamusca, Golegã e Salvaterra de Magos;
Concelhos de risco Muito Elevado: Alcanena, Alpiarça, Benavente, Constância, Entroncamento, Ourém, Rio Maior, Santarém, Tomar e Vila Nova da Barquinha;
Concelhos de risco Extremamente Elevado: Ferreira do Zêzere, Mação e Torres Novas.
Fotos: CMS
Próximo artigo