10.3 C
Alcanede
Sábado ,27 Abril, 2024
RegiãoSaúdeSociedade

Covid-19: Elevado número de casos coloca concelho de Santarém em risco muito elevado

O aumento significativo de casos positivos no concelho de Santarém ao vírus SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19, vai obrigar a novo recolher obrigatório já no próximo fim-de-semana entre as 13h00 e as 05h00. Uma consequência que resulta do facto do concelho passar de risco “elevado” para “muito elevado” a partir desta sexta-feira, 8 de janeiro de 2021, pelo menos até ao próximo dia 15 de janeiro.

Neste caso, e porque a média da incidência cumulativa dos últimos 14 dias no concelho de Santarém é de 569 casos, superior aos 480 que ainda poderiam manter a nossa região em risco “apenas” elevado, as medidas vão ser mais restritivas, impossibilitando, por exemplo, a circulação entre concelhos, de 8 a 11 de janeiro, das 23 horas desta sexta-feira até às 05 horas da próxima segunda-feira.

Assim, dos 278 concelhos do território continental, 253 estão sujeitos a medidas de confinamento no próximo fim-de-semana, o que inclui os municípios no nível de risco de transmissão elevado (entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes), muito elevado (entre 480 e 960) e extremamente elevado (mais de 960). De fora ficam apenas 25 concelhos do território nacional, em que o número de novos casos por 100 mil habitantes é inferior a 240.

Ao nível de todo o distrito de Santarém os dados são pouco animadores, apenas Sardoal e Coruche escapam ao recolher obrigatório.

Concelhos de risco Moderado: Coruche e Sardoal;

Concelhos de risco Elevado: Abrantes, Almeirim, Cartaxo, Chamusca, Golegã e Salvaterra de Magos;

Concelhos de risco Muito Elevado: Alcanena, Alpiarça, Benavente, Constância, Entroncamento, Ourém, Rio Maior, Santarém, Tomar e Vila Nova da Barquinha;

Concelhos de risco Extremamente Elevado: Ferreira do Zêzere, Mação e Torres Novas.

Fotos: CMS

Artigos Relacionados

Centro Social Serra do Alecrim assinala 23º aniversário com diversas atividades

Portal Alcanede

Associação do Prado prepara mais uma edição do passeio pedestre

Portal Alcanede

Futuro pavilhão multiusos de Alcanede foi declarado de interesse municipal

Carlos Coelho