21.6 C
Alcanede
Sexta-feira ,19 Abril, 2024
AlcanedeCultura

Luís Duarte Melo lança livro Santa Casa da Misericórdia de Alcanede – Memória e Identidade

O alcanedense Luís Duarte Melo vai lançar, no próximo dia 29 de novembro de 2020, o livro «Santa Casa da Misericórdia de Alcanede – Memória e Identidade». O evento terá lugar na Igreja da Misericórdia da vila, às 11h30, logo após a Assembleia Geral da Santa Casa que se iniciará uma hora e meia antes, no mesmo local.

O autor e editor da obra refere que “Na primeira parte deste trabalho damos nota de alguns acontecimentos anteriores à fundação da Misericórdia de Alcanede e que contribuíram para a sua origem”, lê-se na sinopse do livro.

O texto indica que “A enfase é dada à Confraria do Espírito Santo de Alcanede, de quem a Irmandade desta Santa Casa foi herdeira, nos planos assistencial e espiritual”, sendo também abordada a fundação da Misericórdia de Lisboa, “a mãe de todas as casas homólogas do Reino”, um tema que, no entanto, “não desenvolvemos por ser alvo de vasta e qualificada bibliografia, para onde remetemos os leitores que pretendam aprofundá-lo”, citamos.

Luís Duarte Melo sublinha ainda que na segunda parte do livro, “estruturamos notas sobre a história da Santa Casa de Alcanede, desde a sua fundação até 1974, contextualizando os acontecimentos num quadro mais vasto, especialmente quanto à política nacional e das misericórdias em geral”, refere o autor.

Saliente-se que a escassez de fontes primárias anteriores a 1810 “limita o conhecimento da história da Casa, o que justificou uma pesquisa alargada noutros arquivos e fontes secundárias” e que o Compromisso de 1865, “complementado com a pesquisa ao Arquivo Histórico da Misericórdia de Alcanede, possibilitaram conhecer mais aprofundadamente o seu funcionamento durante os séculos XIX e XX”.

O livro «Santa Casa da Misericórdia de Alcanede – Memória e Identidade» dá “luz a factos desconhecidos referentes a outras irmandades da freguesia, em relação próxima com a Santa Casa e registamos a importância do Hospital das Caldas para quem ali procurava alívio para os seus males”, adianta a sinopse.

A obra inclui também informações “sobre orçamentos e contas da Irmandade da Misericórdia” e notas de alguns “alcanedenses que a integraram e administraram”, bem como uma terceira e última parte alusiva “à descrição do património histórico da Irmandade da Misericórdia de Alcanede, hoje maioritariamente associado às atividades cultuais”, citamos.

A apresentação do livro estará a cargo de Maria Antónia Athayde Amaral (EGEAC) e a sessão de boas vindas caberá à Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede, Wanda Mendo. O lançamento da obra da autoria de Luís Duarte Melo terá transmissão em direto na página facebook da Misericórdia de Alcanede.

Artigos Relacionados

Covid-19: Casos sobem para 64 no concelho de Santarém e 281 no distrito

Portal Alcanede

Finalistas da Escola de Música da SFA atuam na festa de Santa Cecília

Carlos Coelho

Covid-19: Mercado quinzenal de Alcanede regressa na sexta-feira

Portal Alcanede