15.4 C
Alcanede
Quarta-feira ,19 Junho, 2024
AlcanedeReligião

Covid-19: Cemitérios da Freguesia de Alcanede abertos de 1 a 3 de Maio mas com condicionantes

A Junta de Freguesia de Alcanede faz saber, através de edital publicado esta quinta-feira, que após reunião do Centro de Coordenação de Operações de Proteção de Socorro com a Comissão Distrital de Proteção Civil, foi autorizada a abertura dos cemitérios nos dias 1, 2 e 3 de Maio de 2020.

A reabertura provisória dos referidos espaços está, segundo o documento, condicionada a seis pontos essenciais, entre os quais, “só poderão permanecer duas pessoas junto de cada campa, não ultrapassando em momento algum 10% da ocupação máxima do cemitério, 1 pessoa por cada 25 m2”, lê-se no edital.

A entidade gestora dos cemitérios, “estabelece para cada espaço, o número máximo de permanência de pessoas”, ficando claro que, “não estará disponível o fornecimento de água nem dos equipamentos necessários a trabalhos de limpeza, uma vez que são materiais de uso comum e potenciais fontes de transmissão do vírus”, citámos.

Os três últimos pontos do edital referem que, “os sanitários irão permanecer encerrados”, que a permanência “junto da campa deverá resumir-se ao tempo estritamente necessário”, e que na eventualidade de não ser cumprido o estipulado, a entidade gestora “poderá levar ao encerramento imediato do cemitério”.

O documento, assinado pelo Presidente da Junta de Freguesia de Alcanede, recomenda ainda que todas as pessoas devem adotar “medidas de distanciamento social, de higiene das mãos e de etiqueta respiratória”, em todas as circunstâncias, bem como a adoção de medidas “ainda mais restritas para proteção dos grupos mais vulneráveis”.

O despacho produz efeitos imediatos até 3 de Maio de 2020, sendo que a partir de segunda-feira, mantém-se o plano de contingência até nova alteração.

Artigos Relacionados

Mensagem de Natal 2019

Portal Alcanede

Casos positivos aumentam na freguesia de Alcanede mas autoridades de saúde não confirmam – Opinião de Paulo Coelho

Portal Alcanede

Nenhum idoso residente no Lar do Centro Social Serra do Alecrim está infetado com Covid-19

Portal Alcanede