21.6 C
Alcanede
Sexta-feira ,19 Abril, 2024
AlcanedePortalSaúdeSociedade

Covid-19: Antigo Jardim de Infância de Alcanede serve de posto avançado para casos suspeitos

O antigo Jardim de Infância de Alcanede serve atualmente de posto avançado para eventuais casos suspeitos da Covid-19. A iniciativa partiu dos Bombeiros Voluntários de Alcanede (BVA) que solicitaram à Junta de Freguesia a possibilidade de terem um espaço para o devido efeito.

O objetivo é direcionar para aquelas instalações “qualquer caso suspeito sem haver eventual contaminação do Quartel”, disse ao Portal de Alcanede o Comandante dos BVA, numa altura em que “também temos muitas restrições à operação aqui na Sede”, disse.

Filipe Regueira lembra que o INEM e a Direção Geral de Saúde ditam as regras, “todas as dispneias (falta de ar), febre ou tosse, são para abordar com Equipamento de Proteção Individual completo” e, nesse aspeto, “temos do melhor que existe no mercado, com ventilador pressão positiva com filtros P3, fato abordagem químico/biológico completo e botim borracha”, fatos que foram adquiridos pela Câmara Municipal de Santarém.

O Comandante garante que “todos os procedimentos de desinfeção das viaturas estão a ser cumpridos em rigor, daí estarem 2 ambulâncias também para eventual quarentena do equipamento após desinfeção”, e que as pessoas “podem estar descansadas” porque “estamos a trabalhar em rede e faremos, como sempre, o melhor!”, além de que entre os soldados da paz, “dificilmente haverá pessoal contaminado ao executar o serviço pois há um rigor muito grande”, afirmou.

Filipe Regueira recorda que entrámos na fase de mitigação e que durante uns dias devemos de estar preparados para um aumento dos casos Covid-19, aproveitando para fazer um apelo, “que as pessoas possam ajudar um familiar, um vizinho, pois as Instituições que faziam isso diariamente podem ter esse serviço comprometido”.

O Comando dos BVA agradecem o apoio prestado pela Junta de Freguesia de Alcanede. A autarquia, a prever o agravamento da epidemia que rapidamente passou para pandemia, já tinha preparado dois possíveis locais que pudessem servir de posto avançado para eventuais casos suspeitos da Covid-19, “o antigo Posto Médico e o antigo Jardim de Infância”, disse ao Portal, Manuel Joaquim Vieira, recaindo a escolha nas instalações do antigo infantário.

Artigos Relacionados

Movimento Cívico ER 361 acusa Estradas de Portugal de faltar à verdade

Paulo Coelho

Centro de Vacinação de Santarém de volta à Casa do Campino

Portal Alcanede

1º Passeio de Tratores marcado para 21 de abril

Paulo Coelho