21 C
Alcanede
Terça-feira ,23 Abril, 2024
Sociedade

Bodas de Prata dos BVA – Filipe Regueira lembra que o trabalho conjunto dá sempre mais frutos do que o que é realizado sem o diálogo

As comemorações dos 25 Anos dos Bombeiros Voluntários de Alcanede (BVA) decorreram, no passado dia 8 de Março de 2020, na presença de várias centenas de pessoas. O evento, que se iniciou logo pela manhã com o desfile das várias viaturas, continuou durante a missa dominical, presidida pelo Padre António Vicente, e culminou no quartel da instituição com a inauguração do Salão Nobre em homenagem a Manuel Eduardo Ramos, operador de comunicações desde 1986 e a bênção de novos veículos.

Após a formatura de receção às entidades convidadas, o ato contou com uma mesa de honra composta por Nélson Durão, Presidente da Associação Humanitária dos BVA, Vítor Silva, Vice-Presidente da Assembleia Geral da AHBVA, Filipe Regueira, Comandante dos BVA, Ricardo Gonçalves, Presidente da CMS, Manuel Joaquim Vieira, Presidente da Junta de Freguesia de Alcanede, Joaquim Aniceto, Presidente de Junta de Freguesia de Gançaria, José Salvado, Vice-Presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Santarém e Mário Silvestre, Comandante Operacional Distrital de Santarém.

No seu discurso, Filipe Regueira, fez questão de salientar que este ano, “foi possível aumentar a nossa capacidade de resposta às emergências e às solicitações de outros serviços”, com “3 Novos veículos, incluindo duas novas ambulâncias de transporte múltiplo”, e que o Corpo de Bombeiros foi equipado com “15 Equipamentos filtrantes de pressão positiva que permitem que as guarnições dos nossos Veículos Florestais de Combate a Incêndio trabalhem, em ambientes de Incêndio Florestal, de forma completamente segura”, frisando que o investimento foi superior a 20.000€.

Uma das novidades apresentadas pelos Bombeiros neste aniversário foi um Drone, “equipado com Câmara Térmica que ajudará na gestão dos rescaldos”, mas que poderá, também, “ser útil na busca de pessoas ou outras missões”, tendo autonomia para voar até cerca de 6 Kms.

O dia ficou igualmente assinalado, de forma extremamente positiva, pela entrada “de mais 12 Bombeiros”, o que para o Comandante significa, “um sinal de alento”.

Nas palavras dirigidas diretamente ao Presidente da AHBVA, Filipe Regueira, realçou que, “o trabalho conjunto dá sempre mais frutos do que o que é realizado sem o diálogo e sem um planeamento com base em objetivos de sustentabilidade da Associação”, disse. Ressalvando que, “objetivos ad-hoc sem uma linha definida do caminho que se pretende percorrer normalmente dá resultados aquém da expetativa”, afirmou.

Durante o ano de 2019, segundo o Comandante, “foi possível transportar 753 pessoas em situação de emergência. Mas também mais de 9000 nos mais diversos serviços de transporte de doentes não urgentes”, indicando que, “respondemos eficazmente a todas as solicitações de incêndio ou acidentes, na nossa área de atuação e mobilizamos meios para 32 ocorrências de incêndio e para 54 ocorrências de emergência pré hospitalar”, esclareceu.

Entre os vários convidados de honra estava, entre outros, José Salvado, Vice-Presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Santarém que, em simultâneo, também representava a Liga dos Bombeiros, e para quem Filipe Regueira lançou o repto, “de uma vez por todas, gostaria de ver a Liga preocupada com a área organizacional das Associações sem meter o bedelho na componente Operacional. É que andam sempre atrasados, sempre atrás de um comboio onde nem a última carruagem apanham!”, disse. Embora reconhecendo que a “Federação tem realmente feito um esforço no sentido de melhoria. Bem-haja por isso”.

No seu discurso, o Comandante também dirigiu palavras elogiosas ao Presidente da Câmara Municipal de Santarém, ao Codis de Santarém e, de uma forma muito especial, aos Bombeiros e seus familiares.

Durante a cerimónia, como é habitual, tiveram lugar as promoções e condecoração de diversos elementos da instituição.

Notícia em atualização (em breve as declarações de Nélson Durão, Presidente da AHBVA)

Reportagem fotográfica: Bruna Coelho e Eunice Lopes.

Ver Fotos

Artigos Relacionados

Novos órgãos sociais do CS Serra do Alecrim já tomaram posse

Portal Alcanede

80% dos voluntários dos BVA demitiram-se esta semana

Carlos Coelho

Minissaias regressam a Valverde no dia 5 de novembro

Carlos Coelho