8.8 C
Alcanede
Sexta-feira ,29 Março, 2024
Foto SociedadeSociedade

C.S.S. Alecrim – Novos órgãos sociais conscientes dos muitos desafios que têm pela frente

Decorreu no Domingo, 12 de Janeiro de 2020, em Pé da Pedreira, a cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais do Centro Social Serra do Alecrim IPSS (C.S.S.A) que vão gerir os destinos desta Instituição Particular de Solidariedade Social durante o quadriénio 2020-2023.

A par de Isabel Alves, Presidente eleita da C.S.S.A, a mesa de honra contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, o Presidente da Junta de Freguesia de Alcanede, Manuel Joaquim Viera, e do Presidente da União Distrital das IPSS de Santarém, Eduardo Mourinha.

Em declarações ao Portal de Alcanede, a Presidente da instituição referiu que, “os desafios são muitos” para os próximos anos, e que um deles passa pela “sustentabilidade financeira”, lembrando que, “esta nunca poderá colocar em causa a sustentabilidade social, que faz parte das obrigações desta Instituição”, disse.

Isabel Alves considera que, “não menos importante que a sustentabilidade é o crescente envelhecimento da população que se tem vindo a verificar e que exige a criação de respostas sociais adaptadas às características dos ‘novos’ idosos”, adiantando que como “consequência destas adaptações, é também essencial formar os nossos cuidadores por forma a prestarmos continuamente um serviço de excelência”.

Atualmente o Centro Social Serra do Alecrim IPSS tem como respostas sociais, a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), Centro de Dia, Creche e diversos projetos/parcerias, tais como: O Banco de Ajudas Técnicas (BAT) e o Banco Alimentar.

Além dos elementos que compõem os órgãos sociais, a vida da instituição é preenchida com o contributo de 47 trabalhadores, “que são o motor da instituição”. A direção faz questão de enaltecer que, “são eles que diariamente contribuem para o bom funcionamento da Instituição” e que, para além da prestação dos cuidados diários, “dão aos nossos idosos o carinho e o afeto necessários ao seu bem-estar, tão importantes nesta área”, afirmou Isabel Alves.

O apelo à participação da comunidade é também um desejo do C.S.S.A, “gostaria de ver mais envolvimento por parte da comunidade. Infelizmente não se tem verificado interesse ou abertura no que se refere ao voluntariado”, referiu a Presidente da IPSS, afirmando que, “é nossa intenção aproximar a comunidade à Instituição e assim reunir um grupo de pessoas que se interesse pela nossa causa e que queira dinamizar atividades conjuntas na Instituição e fora dela”, citámos.

Financeiramente, “o principal apoio vem da Segurança Social, no que se refere aos acordos de comparticipação”, e também do “pagamento das quotas por parte dos associados”, sendo um apoio importante, disse. As parcerias assumem igualmente papel preponderante, nomeadamente “o apoio do Conselho Diretivo dos Baldios de Valverde, Pé da pedreira, Barreirinhas e Murteira e o apoio da Farmácia Apolinário, de Alcanede”, esclareceu.

Ao Portal de Alcanede, a recém-eleita Presidente do Centro Social Serra do Alecrim IPSS, não esqueceu “o apoio esporádico das diversas empresas e associações da região, que prontamente se disponibilizam a apoiar a instituição nos diversos eventos/iniciativas solidárias a que nos propomos”, afirmou.

No total, esta IPSS sediada em Pé da Pedreira conta atualmente com 83 pessoas inscritas. Na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas 34 utentes, Centro de Dia 16, Serviço de Apoio Domiciliário 15 e na Creche 18 crianças.

Reportagem fotográfica: Bruna Coelho e Eunice Lopes

Artigos Relacionados

Protecção Civil alerta para burlas com coimas sobre limpeza dos terrenos florestais

Carlos Coelho

Covid-19: Presidente da JFA incentiva população a concentrar-se no combate ao inimigo invisível

Portal Alcanede

Fogo consome povoamento florestal em Casais da Charneca

Carlos Coelho