9.5 C
Alcanede
Sexta-feira ,29 Março, 2024
Desporto

João Ferreira e Marcelo Costa da ADAR no pódio da Avalanche

A Associação Desportiva de Aldeia da Ribeira (ADAR) participou no passado fim de semana na Avalanche Licor Beirão 2019, com 350 atletas a partir em simultâneo aos 1200m de altitude para terminarem no centro da Lousã. Os atletas da ADAR, João Ferreira e Marcelo Costa foram ao pódio ao ficar no Top 10.

A mítica prova de Downhill caracteriza-se por marcar o fim da época, sendo vivida em ambiente de festa mas com elevado grau competitivo ao juntar vários atletas de topo, alguns internacionais, bem como, de diferentes modalidades.

O circuito iniciou-se numa zona ampla com linhas de 20 atletas mas no decorrer da descida este espaço é reduzido ao ponto de ter trilhos onde só passa uma bicicleta. Trata-se de uma prova que exige uma boa forma física, técnica e coragem, com elevado risco de quedas pelo número de atletas e os obstáculos do trilho associados à velocidade. A edição deste ano contou também com o piso molhado derivado ao mau tempo que se fez sentir durante o fim de semana.

A ADAR tem marcado presença em todas as edições obtendo bons resultados. Desta vez não foi diferente, participou com sete atletas e todos ficaram no Top 25.

O destaque vai para João Ferreira e Marcelo Costa que fizeram parte do pódio – este que é composto pelo Top 10 – ao terem terminado em 8º e 9º, levaram pouco mais de 20 minutos para percorrer os 13 Kms do circuito. Ambos os atletas tem estado esta época mais afastados das competições derivado às suas vidas profissionais, pelo que estes resultados tiveram um sabor ainda maior, tendo em conta alguma falta de ritmo competitivo.

Os restantes atletas da ADAR ontiveram também grandes marcas, com Tomás Barreiros a terminar na 20ª posição, Fernando Aires em 21º, Tomé Lopes em 24º e Nuno Lopes em 25º.

Este ano houve uma nova categoria, a Classe E-Bikes para bicicletas elétricas. Registou 15 atletas em prova, Rui Fragoso, da ADAR terminou na 6ª posição.

A prova foi vencida pelo atleta profissional, José Manuel Borges da equipa Miranda Racing que levou 19m33s na sua descida, seguido pelo atleta também profissional, Francisco Pardal (20m01s) e a fechar o pódio, ficou Daniel Pombo, o atleta madeirense (20m10s).

Em femininos, a atleta Margarida Bandeira, que já correu pela ADAR, fez o tempo de 26m59s.

Artigos Relacionados

A Escola de Dança Desportiva de Aldeia da Ribeira sobe ao pódio no Campeonato Nacional

Carlos Coelho

David Santos da ADAR bate concorrência e vence no seu escalão prova do VIII Trail Trilho das Dores de Abitureiras

Portal Alcanede

Mais de 230 participantes esperados no 6º Passeio TT de Aldeia da Ribeira

Paulo Coelho