10.7 C
Alcanede
Terça-feira ,23 Abril, 2024
Sociedade

EN 362 – População ameaça com protesto em plena Expo Alcanede e autarcas reúnem com IP esta sexta feira

A Câmara Municipal de Santarém e a Junta de Freguesia de Alcanede tentaram alertar a IP – Infraestruturas de Portugal, no passado mês de agosto, para algumas incongruências sobre as obras de requalificação da EN 362, onde se insere o troço urbano que está a indignar a população e comerciantes.

A população queixa-se da perda de estacionamento, com consequências para o comércio local, e da desertificação do centro da vila, além de considerarem que a largura da estrada e os passeios estão desajustados.

O Portal de Alcanede apurou que o encontro com os responsáveis pela IP e autarcas deverá realizar-se esta sexta feira, dia 13 de setembro, em Alcanede.

“Há coisas que devem mesmo ser corrigidas” admitiu, ao Portal de Alcanede, Ricardo Gonçalves.

O presidente da Câmara recordou que em novembro do ano passado, aquando da visita do então ministro Pedro Marques, foi sublinhado que a obra “estava muito longe das reivindicações e sugestões quer da CMS quer da JFA, bem como das expectativas das pessoas e empresários da zona norte do concelho”.

O autarca entende que a IP, “deve aproveitar o facto de ter ficado com uma folga de cerca de 800 mil euros (preço base foi 3,3M€ e a adjudicação foi pouco mais de 2,5M€) para fazer as correções que se mostrem necessárias”.

Em declarações ao Portal de Alcanede, o presidente da Junta, admite que nunca lhe foi pedido qualquer parecer mas que, ainda assim, tem dado o contributo possível face às reivindicações da população e ao desagrado generalizado pela intervenção que está a ser feita no centro da vila.

“Foi transmitida à responsável pela obra a nossa preocupação, pessoalmente e no local. Tendo sido inclusivamente demonstrado que a faixa de rodagem fica estreita na passagem de dois camiões”, disse Manuel Joaquim Vieira.

O autarca terá também sugerido, “o corte das pontas de lancil junto ao restaurante Alcaide, depósitos do lixo e semáforos em pelo menos 70 cm, mas que o ideal seria recuar um metro”.

No que diz respeito aos passeios, Manuel Joaquim Vieira, considera que mesmo que sofram alguns ajustes são “fundamentais para a segurança de todos, olhando também para as pessoas com mobilidade reduzida”.

Nas redes sociais alguns elementos da população pedem a suspensão e/ou retificação das obras, ameaçando com um protesto em plena abertura oficial da Expo Alcanede marcada para o dia 19 deste mês.

NOTÍCIA RELACIONADA

Artigos Relacionados

Murteira e Barreirinhas em festa até dia 26 de janeiro

Carlos Coelho

Alqueidão do Rei recebe 1ª Grande Noite de Fados Humorísticos dia 14 de maio

Portal Alcanede

Festa de Natal da S.C.M.Alcanede com muito público, humor e uma mágoa

Paulo Coelho