17.3 C
Alcanede
Quinta-feira ,25 Abril, 2024
Saúde

Farmácia Apolinário – Rastreio gratuito sobre “Insuficiência Venosa Crónica”

A Farmácia Apolinário, em Alcanede, vai realizar no próximo dia 18 de abril, um rastreio gratuito que irá incidir na temática da “Insuficiência Venosa Crónica”.

Os sintomas que indiciam a eventual presença de IVC estão associados à sensação de pernas cansadas, pesadas, dor nos membros inferiores e comichão.

Esta doença leva ao aparecimento de sintomas típicos, como dor ou desconforto (muitas vezes agravada pela permanência de pé durante longos períodos e aliviada pelo repouso com os pés elevados). O aspeto das pernas pode alterar-se e, nomeadamente, para além da presença de pequenas veias dilatadas (conhecidas como “derrames” ou “raios”) ou de varizes propriamente ditas, podem estar presentes edemas e alterações tróficas.

A doença venosa é crónica e atinge, sobretudo, mulheres com mais de 30 anos, sendo que em Portugal afeta cerca de 30% da população adulta.

Quando a IVC não é identificada e tratada, pode originar um elevado impacto socioeconómico e diversas complicações, daí a importância do rastreio desta patologia.

O rastreio é gratuito mas carece de inscrição obrigatória, que deve ser efetuada diretamente na Farmácia Apolinário ou através do 243 408 515.

Artigos Relacionados

Farmácia Apolinário – Workshop “Maternidade” realiza-se no dia 25 de novembro

Carlos Coelho

Caminhar pela Rota dos Santos da Serra do Alecrim ajuda LPCC

Carlos Coelho

Promotores de recolha de sangue satisfeitos com a resposta da população

Carlos Coelho