21.6 C
Alcanede
Sexta-feira ,19 Abril, 2024
Sociedade

Conselho de ministros abre caminho para a segunda fase da ER 361 (Amiais de Cima – Alcanena)

O Conselho de Ministros aprovou a resolução que estabelece a suspensão parcial do Plano de Ordenamento do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros para que a empreitada possa avançar.

A resolução estabelece a suspensão parcial do Plano de Ordenamento do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros na zona de Alcanena.

Uma decisão que abre caminho à realização da 2ª fase das obras de beneficiação da Estrada Regional (ER 361), entre Amiais de Cima e Alcanena, e que deverá acautelar medidas preventivas que assegurem a recuperação da paisagem e a minimização dos efeitos ambientais.

Em comunicado, a Câmara de Alcanena congratula-se com a decisão, lembrando que a autarquia tem vindo a efetuar várias diligências junto do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e da Infraestruturas de Portugal (IP), no sentido de assegurar a requalificação da 2ª fase da ER 361.

As obras em causa devem custar 3,5 milhões de euros, tendo um prazo de execução de 330 dias. Numa recente visita a Alcanede o ex- ministro, Pedro Marques, previa que as obras estivessem prontas até ao final deste ano.

Recorde-se, que a primeira fase da obra entre Alcanede e Amiais de Cima foi despoletada pelo Movimento Cívico pela Repavimentação da ER 361, criado em 2010.

O Movimento foi extinto, em setembro de 2013, numa ação que decorreu em Amiais de Cima e que teve como objetivo principal “lançar o desafio” aos principais agentes políticos dos concelhos de Santarém e Alcanena para que pudessem “acompanhar, pressionar e envolverem-se, de forma efetiva”, num processo que não está totalmente concluído” disse, na altura, Paulo Coelho (um dos porta vozes do movimento) numa alusão à 2ª Fase da obra.

Artigos Relacionados

Valverde – Angariação de fundos para conceção de estátua de São Pedro

Paulo Coelho

Abertas inscrições para agentes eleitorais até 13 dezembro

Portal Alcanede

Associação Humanitária dos BVA realiza Assembleia Geral Ordinária dia 28 de dezembro

Portal Alcanede