15.4 C
Alcanede
Quinta-feira ,25 Abril, 2024
Sociedade

Elogios à direção da AHBVA marcaram sessão solene dos 24 anos dos Bombeiros de Alcanede

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcanede assinalou, no passado dia 10 de março, o 24º aniversário da instituição. Uma sessão solene marcada pela condecoração de alguns bombeiros após o batismo de novas viaturas e também pelos elogios à direção da AHBVA, presidida por Nelson Durão.

Numa alusão aos momentos conturbados que a instituição viveu no passado recente, o presidente da Assembleia Geral, Joaquim Aniceto, disse “o caminho faz-se para a frente mas não se deve esquecer o passado, dado que o mesmo nos ensina a percorrer novos e melhores caminhos”.

No seu discurso, Filipe Regueira, sublinhou “a verdade é como o azeite e vem ao de cima, foi possível recuperar este corpo de bombeiros”.

O Comandante dos BVA assegurou, que no espaço de um ano, foi possível aumentar a capacidade operacional, “contrataram-se mais 10 operacionais para a estrutura profissional, reforçou-se o apoio de secretaria, cozinha, higiene e limpeza”.

O responsável pelo comando destacou a ajuda de várias instituições e os investimentos da direção, superiores a 180 mil euros, em viaturas e equipamentos.

“Dois novos veículos dedicados ao transporte de doentes, 1 ambulância de transporte de múltiplos, 1 ambulância de socorro, 1 veículo urbano de combate a incêndios, 1 veículo florestal, 1 viatura especial semi-reboque, equipamento de proteção individual, saúde e modernização e atualização dos sistemas rádio”, enumerou.

“O corpo de bombeiros está grato a si e à sua família pelo esforço, dedicação, e empenho que colocam todos os dias ao serviço da instituição” disse.

No uso da palavra, o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcanede, manifestou o agrado pela presença de antigos diretores e fundadores na cerimónia, “isto não apareceu do nada, não acontece do ar, há muito trabalho e é justo homenagear o papel destas pessoas nos últimos 24 anos”.

“Bombeiros de Alcanede é com grande orgulho que me dirijo a todos, pois, eu torno-me sempre muito pequenino ao pé de vocês. São um orgulho para toda a população de Alcanede e Gançaria pelo trabalho e dedicação, horas a fio”.

Num discurso emotivo, Nelson Durão, agradeceu o apoio que tem recebido da população, autarquias de Santarém e Alcanede, instituições, fornecedores e empresários.

O presidente da direção da AHBVA destacou, a oferta de uma ambulância doada pelo Conselho Diretivo dos Baldios de Valverde, Murteira e Barreirinhas e o curso custeado a 6 tripulantes de ambulância de socorro, pelo Conselho Diretivo dos Baldios de Vale da Trave, Casal d` Além, Covão dos Porcos e Vale de Mar.

A Sessão Solene do aniversário dos Bombeiros de Alcanede registou a presença do representante da Federação dos Bombeiros do Distrito de Santarém. Na sua intervenção, José Salvado, destacou o trabalho desenvolvido pela atual direção, “a sua gestão é marcada por iniciar de forma irreversível um percurso de recuperação e mobilização”, disse.

Também o representante da Liga dos Bombeiros Portugueses sublinhou perante a plateia, o esforço que tem sido empregue, “é um trabalho árduo, difícil e que muitas vezes não é notado, não se vê. Esta associação tem vitalidade e pernas para andar” referiu, Adelino Gomes.

“Obrigado, por ter tido a capacidade, tenacidade, o arrojo de pegar nos destinos deste corpo de bombeiros e de o reinventar em tão pouco tempo”, sublinhou na sua intervenção o Comandante Distrital.

“As direções e comandos dos corpos de Bombeiros são duas faces da mesma moeda, que tem obrigação de trabalharem em conjunto com respeito mútuo pelas atribuições e competências de cada um. Se exemplo existe disso, Alcanede é neste momento um exemplo vivo” disse, Mário Silvestre.

O presidente da Junta de freguesia de Alcanede aproveitou a ocasião para evidenciar “a satisfação por ver a corporação cada vez mais forte, dinâmica e ativa. Manuel Joaquim Vieira, realçou o papel dos Bombeiros Voluntários na sociedade civil, “um trabalho notável ao nível do serviço de socorro. Num esforço que é feito de forma permanente em matéria de segurança e bens” reafirmando o apoio da autarquia local.

A Sessão Solene encerrou com o discurso do presidente da Câmara Municipal de Santarém que, por inerência do cargo, é também o responsável da proteção civil no concelho.

“Dando as mãos o caminho é sempre mais largo” disse Ricardo Gonçalves, numa alusão aos desentendimentos gerados pela impugnação das eleições de março de 2016.

O autarca endereçou os parabéns à direção e aos bombeiros, alguns condecorados durante a cerimónia, “é um orgulho ter corpos de bombeiros como os Voluntários de Alcanede. Quando estiverem com tempos difíceis não tenham receio. Vocês nunca caminham sozinhos. O município de Santarém está perto e a ver o grande trabalho que fazem”, disse.

No aniversário da AHBVA marcaram também presença, a Fanfarra dos Bombeiros de Rio Maior, os presidentes e membros das direções dos Bombeiros de Pernes, Rio Maior, Golegã, Entroncamento, Ourém, Cartaxo, Constância,Torres Novas, Carcavelos e comandantes dos corpos de Bombeiros.

No decorrer da Sessão Solene foram condecorados os seguintes bombeiros:

Medalha de Grau Cobre atribuída pela Liga dos Bombeiros Portugueses por 5 anos de assiduidade e de bons efetivos serviços

Bombeiro de 3ª – Ricardo Aires
Bombeiro de 3ª – Natália Laurentino

Medalha de Grau Prata atribuída pela Liga dos Bombeiros Portugueses por 10 anos de assiduidade e de bons efetivos serviços

Bombeiro de 2ª – Pedro Miguel Batista
Bombeiro de 2ª – Catarina Alexandra Parrochinha Pereira
Bombeiro de 2ª – André Filipe Montez Bento
Bombeiro de 2ª – Jaime Miguel Conceição Silva

Medalha de Grau Ouro atribuída pela Liga dos Bombeiros Portugueses por 15 anos de assiduidade e de bons efetivos serviços

Bombeiro de 2ª – Adérito Rui Tomás de Sousa
Bombeiro de 2ª – Cristina Lúcia da Conceição Ferraria

VER FOTOS

Artigos Relacionados

Festas em honra de Nª S.ª da Esperança em Alqueidão do Rei regressam com serviço de jantares no sábado e domingo

Portal Alcanede

3 operacionais dos Bombeiros de Alcanede ajudam a combater incêndios no Canadá

Portal Alcanede

JF Alcanede e Federação das Coletividades do Distrito organizam Sessão de Esclarecimento

Paulo Coelho