9.5 C
Alcanede
Sexta-feira ,29 Março, 2024
Sociedade

Jovens de Murteira e Barreirinhas unem-se em prol do regresso da festa de São Vicente

A população de Murteira e Barreirinhas, com forte empenhamento da juventude, está a iniciar os trabalhos para a criação de uma nova comissão de festas que reative as festividades em honra de São Vicente, que não se realizaram este ano como é tradição em meados de janeiro.

O Portal de Alcanede apurou que a festa não se realizou, “devido ao descontentamento da população com a direção da Associação Recreativa e Cultural de Murteira e Barreirinhas, por esta estar desatualizada e com um atraso na concretização das eleições há 3 anos”, referiu ao Portal, Rodrigo Duarte, um dos jovens que deverá integrar a próxima comissão de festas.

Em conjunto com a população destas localidades, “iremos trabalhar para trazer de volta a tradicional festa em Honra a S. Vicente, em janeiro de 2020. Mas, para isso, temos todo um trabalho pela frente que irá ser desenvolvido durante este ano”, sublinhou.

Uma equipa onde constam também os nomes de Miguel Antunes, Hélder Antunes, Daniel Caetano, Diogo Batista, Mario Antunes e Luís Dias.

Existe uma distância de um ano e, para evitar que o problema se arraste, os jovens pretendem dar um passo em frente para que a tradição persista, “todos nós temos memórias das tardes passadas nas festas, onde íamos acompanhados dos nossos familiares e onde revíamos todos os nossos amigos”, recordou Rodrigo Duarte.

“A festa é união, alegria, esforço, dedicação, convívio, trabalho, e não há tempo para alimentar problemas que não levam a lado nenhum”, realçou.

Apesar da não realização da festa nos moldes tradicionais, a população não deixou passar o dia de São Vicente (22 de janeiro) em branco, preparando no final da missa em honra ao padroeiro, “uma pequena grande festa para todos os presentes, com um lanche partilhado trazido pela população e a tradicional fogueira acompanhada de vinhos e tremoços, como é tradição”, disse Rodrigo Duarte.

Artigos Relacionados

Aldeia da Ribeira inaugura coreto e quermesse

Paulo Coelho

Viegas em festa de 15 a 19 de agosto

Carlos Coelho

Tragédia em Casal do Norte homem encontrado morto num poço

Carlos Coelho