11.3 C
Alcanede
Quarta-feira ,24 Abril, 2024
Artigos de Opinião

Bombeiros de Alcanede estreitam relações com Bombeiros Holandeses

No passado fim de semana (18 a 20 de Janeiro) recebemos, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Alcanede, o Senhor Mark Helming, da Brandweer Hollands Midden, da Holanda.

A estrutura de socorro na Holanda é diferente da realidade Portuguesa. Toda a estrutura de Bombeiros é suportada pelas Câmaras Municipais, a Emergência Médica é feita por um Departamento Hospitalar especifico e não pelos Bombeiros e o transporte não urgente de doentes (consultas, exames e fisioterapia), é executada por empresas privadas. Ainda assim há Bombeiros Profissionais e Bombeiros Voluntários.

Na Holanda, a gestão dos recursos técnicos e equipamentos é feita a nível regional. Os meios operacionais (veículos e material) são distribuídos de acordo com o risco, tipologia de território e população.

O Senhor Mark Helming é responsável por gerir as mais de 200 viaturas e equipamentos nos 47 quartéis de Bombeiros (que eles chamam parques de Bombeiros) dos quais apenas 4 são profissionais e estão abertos, os restantes funcionam por activação e são completamente voluntários. De assinalar que há apenas 2 Centrais de Comunicações para toda esta estrutura.

Recentemente, a senhora Ana Luís (Alcanedense que reside na Holanda) proporcionou este contacto e os Bombeiros de Alcanede já receberam 3 contentores com diverso material operacional oferecido por esta estrutura holandesa.

A visita deste responsável holandês serviu para dar a conhecer a nossa realidade, estreitar relações de amizade e para prepararmos um acordo que vai possibilitar aos Bombeiros de Alcanede receber, recorrentemente, diverso equipamento operacional.

Do programa da visita constou uma recepção no Quartel dos Bombeiros de Alcanede, uma visita ao Comando Nacional de Operações de Socorro da Autoridade Nacional de Protecção Civil e um jantar convívio.

É vontade da Direcção e do Comando dos Bombeiros Voluntários de Alcanede formalizar um acordo que nos permita garantir melhores equipamentos e melhores condições aos Operacionais dos Bombeiros de Alcanede.

Naturalmente toda a região ficará a ganhar pois sempre que possível, iremos partilhar equipamentos com outros Corpos de Bombeiros vizinhos, numa lógica de parcerias que são fundamentais para garantirmos o socorro a toda a população.

Estamos muito gratos à senhora Ana Luís por ter aberto esta importante porta com esta estrutura Holandesa.

Comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcanede
Filipe Regueira

Artigos Relacionados

ER 361 Alcanede – Alcanena – Ponto de Situação

Paulo Coelho

O Tempo dos Franceses

Portal Alcanede

31 Anos de Bombeiros em Alcanede

Portal Alcanede