15.4 C
Alcanede
Quinta-feira ,25 Abril, 2024
Economia

Exportação para a China – Valsabor investe 15 milhões de euros no matadouro de Alcanede

A abertura do mercado Chinês à exportação de carne de porco vai levar o matadouro da Valsabor, em Alcanede, a investir 15 milhões de euros aumentando a capacidade da linha de abate,” túneis de frio, expedição, sala de desmancha entre outras áreas necessárias que visam o crescimento”.

“Este negócio vai seguramente fazer crescer o setor em Portugal pois abre-nos o mercado para o maior consumidor mundial de carne de porco”, referiu ao Portal de Alcanede, Anabela Tereso da administração da Valsabor.

“Neste momento somos forçados a vender mais de 50% dos animais que produzimos a outros matadouros. A perspetiva é conseguir abater todos os animais na nossa empresa, o que é uma grande mais valia económica” reconheceu.

A homologação do matadouro de Alcanede deverá estar para breve, preenchendo “os requisitos solicitados pela comunidade Chinesa que nos visitou em Maio deste ano”, disse Anabela Tereso.

Uma vistoria que deverá também dar luz verde a outros produtores nacionais com instalações situadas em Lisboa e Montijo.

Os serviços oficiais chineses, através da sua página na internet, anunciaram que atualmente estão autorizados a exportar para a China, a partir deste mês de dezembro, os matadouros Montalva, ICM e Maporal.

O negócio deverá movimentar 100 milhões de euros de exportações de carne de porco no primeiro ano e, “no segundo ano, passaremos a 200 milhões”, disse à Agência Lusa o diretor da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, Nuno Correia.

“A China é um mercado de grandes volumes, é o maior produtor e importador de porcos. Aquilo que nós fizemos em Portugal foi unir esforços entre as três empresas para poder conseguir satisfazer as necessidades. Uma empresa, por si só, não consegue dar resposta a tudo aquilo que a China precisa”, sublinhou.

Recorde-se que no dia 06 de novembro, o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, deu como concluído o processo de venda de carne de porco para a China.

Artigos Relacionados

Covid-19: Grupo de empresários da freguesia de Alcanede une-se para oferecer ventilador ao Hospital de Santarém

Portal Alcanede

ExpoAlcanede – Mostra empresarial e de gastronomia de 20 a 23 setembro

Carlos Coelho

Antigo jardim de infância de Alcanede acolhe Incubadora de empresas

Carlos Coelho