Quinta-feira ,18 Abril, 2024
Sociedade

Mata do Rei – Empresa Sifucel sensível às queixas da população de areias e lamaçal no pavimento

A areia e o lamaçal depositados na estrada que liga as localidades de Mosteiros a Mata do Rei, na freguesia de Alcanede, está a causar transtorno às populações que utilizam a referida via rodoviária.

Os utilizadores pedem uma solução que garanta a segurança, sem prejuízo para a empresa Sifucel, do Grupo Parapedra, que tem as suas instalações nas imediações da estrada.

“Esta semana tem sido um descalabro, andam com os dumpers a transportar areia da zona de extração para a fábrica e é um lamaçal completo”, queixam-se.

A administração da empresa garantiu ao Portal de Alcanede, “que a lavagem da estrada no inverno tem sido feita com a regularidade possível” e que está previsto, no decorrer do próximo verão, o “alcatroamento de todo o parque. Pretendemos, também, criar uma zona de lavagem de pneus para evitar a sujidade do pavimento e os impactos junto da população”, disse fonte da administração da Sifucel.

Apesar do troço da estrada em causa estar na jurisdição municipal, as queixas dos utilizadores chegaram, em Setembro deste ano, à “Assembleia de Freguesia de Alcanede, onde foi dito que se ia contactar a empresa, mas nada de concreto aconteceu”, lamentaram.

Nesse sentido, o Portal tentou obter uma reação do presidente da Junta, Manuel Joaquim Vieira, mas até ao momento desta publicação sem sucesso.

Refira-se que a extração e transformação de areias siliciosas, na unidade de Mosteiros, da empresa Sifucel ronda as 1000 toneladas diárias, com capacidade para produzir seixo lavado para diversos fins.

Artigos Relacionados

Video – Movimento “Mochila às Costas” angariou mais de duas toneladas de alimentos

Carlos Coelho

Festas da Juventude e de Santa Catarina regressam aos Mosteiros

Carlos Coelho

Excerto da reportagem de vídeo sobre a Festa de Alcanede 2013

Paulo Coelho