11 C
Alcanede
Quinta-feira ,28 Março, 2024
Cultura

Inserido nos 120 Anos da SFA pianista Marta Menezes homenageia Vianna da Motta com recital de piano

A pianista Marta Menezes vai protagonizar um recital de homenagem aos 150 anos do nascimento de Vianna da Motta. O espetáculo, de entrada livre, realiza-se no dia 17 de novembro, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, e insere-se nas comemorações dos 120 anos da Sociedade Filarmónica de Alcanede.

“Mais do que assinalar a efeméride da banda, não é menos importante levar a música nas suas mais diversas formas ao maior número de pessoas possível, porque acreditamos que a arte é um dos caminhos para termos uma sociedade mais justa e esclarecida”, referiu ao Portal de Alcanede, o presidente da direção da SFA, José Antunes.

A pianista foi a vencedora do 1º Prémio no Concurso Beethoven no Royal College of Music (Londres, 2013) e no Concurso Internacional de Piano de Nice Côte D’Azur “Simone Delbert-Février” (2013). Marta Menezes conta ainda com outros prémios em concursos internacionais em Portugal, Espanha e França.

Apresenta-se regularmente em recital, a solo, e em música de câmara, tendo atuado em diversos países na Europa, em Cabo Verde e nos Estados Unidos. Das temporadas mais recentes, destacam-se os seus recitais no Centro Cultural de Belém, na Rádio Antena 2, na Chopin Society of Connecticut (EUA) e o concerto de abertura do festival internacional Lisbon Music Fest. Na passada temporada, Marta apresentou-se pela primeira vez na China, numa série de oito concertos em seis diferentes cidades, que terminou com dois concertos de lotação esgotada em Pequim.

Como solista, Marta Menezes, colaborou com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, com a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa, com a Camerata MusArt, com a Camerata Amicis, com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, com a Orchestre Régional de Cannes e com a Student Orchestra da Jacobs School of Music (Universidade de Indiana), sob a direcção dos maestros Pedro Neves, Vasco Azevedo, Gareguin Aratiounian, Carlos Silva, Nikolay Lalov, Nicolas Simon e Louis Lohraseb, respetivamente.

A pianista tem um papel ativo na divulgação da música portuguesa em Portugal e no estrangeiro. Fez a estreia de várias obras de compositores portugueses contemporâneos e desenvolveu vários projetos dedicados a este repertório.

Recebeu, em 2014, a “Medalha de Prata de Valor e Distinção” pelo seu percurso enquanto pianista, atribuída pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Em 2015 editou o seu primeiro CD, com o apoio da Fundação GDA, com obras de L. v. Beethoven e F. Lopes-Graça, que recebeu o prémio Global Music Award nos EUA: “Silver Medal – Outstanding Achievement” nas categorias de classical piano e emerging artisa, tendo sido também eleito fan favorite.

Recorde-se que Marta Menezes, Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música Jaime Chavinha, em Minde, com Gabriela Capaz, tendo estudado mais tarde com Paulo Pacheco. Fez a Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do pianista Miguel Henriques. Prosseguiu os seus estudos no Mestrado em Música na mesma instituição, sob a orientação de Miguel Henriques e Jorge Moyano, onde concluiu o curso com a classificação máxima. Em 2013, terminou com Distinção o seu segundo mestrado – Master of Performance – no Royal College of Music em Londres, na classe do pianista Dmitri Alexeev, tendo estudado previamente com Andrew Ball.

Enquanto doutoranda na Universidade de Indiana – Jacobs School of Music, nos Estados Unidos, trabalhou com o pianista Arnaldo Cohen. Encontra-se de momento a residir em Portugal e a preparar o seu trabalho final de Doutoramento, intitulado “Obras para Piano e Orquestra de Compositores Portugueses”.

O recital de piano conta com o especial apoio da Câmara Municipal de Santarém e os contributos de divulgação do Portal de Alcanede e Antena 2.

Artigos Relacionados

Luís Duarte Melo lança livro Santa Casa da Misericórdia de Alcanede – Memória e Identidade

Portal Alcanede

Festival nacional de folclore é ponto alto da festa em Viegas

Paulo Coelho

Parque Desportivo de Alcanede palco do espetáculo de dança ‘Dançar com… Liberdade’

Portal Alcanede