8.1 C
Alcanede
Domingo ,28 Abril, 2024
Sociedade

7 Milhões de euros melhoram traçado da EN 362 e conclui a 2ª fase da ER 361

O investimento da empresa infraestruturas de Portugal na recuperação da (EN 362) no troço Alcanede – Santarém e a 2ª fase de beneficiação da (ER 361), entre Amiais de Cima e Alcanena está estimado em 7 milhões de euros.

O anunciou foi feito esta quarta-feira, 24 de novembro em Alcanede por António Laranjo presidente da IP. Uma cerimónia que contou com a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

No decorrer da cerimónia, o presidente da Câmara de Santarém lembrou a importância da correção do traçado que no entanto não será acautelado na intervenção prevista para a EN 362. Ainda assim, o autarca explicou a importância da requalificação da via, com alteração de traçado e eliminação das curvas entre Tremês e Aldeia da Ribeira. Argumentando que se trata de um assunto de importância para as populações e as empresas da região, uma zona responsável por 500 a 600 milhões de euros de faturação, sendo que cerca de 80 por cento desse valor é para exportação.

Ricardo Gonçalves estima que a correção do traçado possa rondar os 5 milhões de euros, que iria permitir reduzir a ligação entre a rotunda da fábrica da Font Salem e Alcanede dos atuais cerca de 35 para 20 minutos. “Já contaram e há cerca de 160 curvas entre a antiga Fábrica Cintra e o concelho de Porto de Mós”, referiu Ricardo Gonçalves.

Em declarações ao Portal de Alcanede, o presidente da junta reconheceu que apesar da intervenção prevista para EN 362. “Sentimos da parte dos empresários e eu próprio uma certa desilusão pela falta da correção do traçado”, lamentou.

“Já em relação aos passeios em Aldeia da Ribeira, Alcanede, Mosteiros e Valverde, tivemos a garantia do gestor distrital que estão incluídos no projeto”, referiu Manuel Joaquim Vieira.

O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas disse compreender os problemas e ambições dos autarcas, empresários e população, mas lembrou que já vão ser gastos cerca de 7 milhões, mais do que inicialmente previsto pela IP.

“Percebo bem a importância económica desta parte do distrito” disse Pedro Marques, referindo que o Governo foi sensível às ambições dos autarcas e deputados da região e à pressão do movimento cívico que recolheu cerca de 4 mil assinaturas no decorrer do processo que levou à beneficiação da 1ª fase da ER 361 entre Alcanede e Amiais de Cima. Uma situação também elogiada pela presidente da Câmara de Alcanena, Fernanda Asseiceira, que sublinhou a importância daquelas duas vias para a ligação estratégica à A1 e à zona Oeste.

No caso específico da ER361, o presidente da IP explicou que o troço a recuperar, entre Amiais de Cima e Alcaneda, na distância de cerca de 7 quilómetros, tem um preço base de 3,5 milhões, com um prazo de execução de 330 dias (11 meses). A abertura das propostas será esta sexta-feira, sendo de prever que a obra fique pronta até final de 2019.

A intervenção na via, que tem um tráfego de quase 2 mil veículos por dia, 7% dos quais pesados, prevê a recuperação do pavimento, drenagens, construção de cerca de 1.400 metros quadrados de passeios, colocação de cerca de 200 sinais de trânsito e de cerca de 3 quilómetros de rails de proteção.

As obras na EN362, implicam a recuperação do pavimento em cerca de 21 quilómetros, entre a rotunda da Font Salem e Alcanede, estrada por onde passam diariamente uma média de 3.650 veículos, 7% dos quais pesados.

NOTA; O Portal de Alcanede agradece a colaboração dos jornalistas da Rede Regional.

Artigos Relacionados

CCR Aldeia da Ribeira realizou 3º Passeio de Motorizadas e Vespas

Paulo Coelho

Alqueidão do Mato cenário de gravações da minissérie “Projecto Global” de Ivo M. Ferreira

Portal Alcanede

Santa Casa da Misericórdia de Alcanede desmente câmara municipal Santarém

Paulo Coelho