No âmbito da XI ExpoAlcanede – Exposição Empresarial e XV Mostra Gastronómica, o executivo da Junta de Freguesia de Alcanede convidou os deputados eleitos pelo distrito de Santarém, de todos os partidos, e eleitos do concelho para uma visita a alguns pontos de interesse da Serra de Aire e Candeeiros situados na Freguesia.
“A intenção foi aproveitar a expo para dar a conhecer as nossas potencialidades às entidades políticas da região”, referiu ao Portal de Alcanede o presidente de Junta, Manuel Joaquim Vieira.
O autarca, que endereçou o convite a todos os presidentes de junta do concelho de Santarém e aos membros da Assembleia Municipal das diferentes áreas políticas, lamentou que a maioria não tenha comparecido, “ correu bem, mas ficou aquém das nossas expectativas porque esperávamos uma maior recetividade”, desabafou.
A visita, que aconteceu no passado dia 21 de setembro, privilegiou a zona de extração de calcário, uma fábrica de transformação de rochas ornamentais, as pegadas de dinossauros e a Gruta Algar do Pena.
Manuel Joaquim Vieira ficou com a sensação que “a maioria dos presentes não faziam a mínima ideia de como as coisas se processavam, por exemplo ao nível da exploração e transformação da pedra”.
A visita começou nas instalações do Grupo Frazão, onde foram recebidos pelo empresário Joaquim Miguel Frazão, onde observaram a transformação da matéria prima (pedra) em produtos finais.
“A ideia foi interessante, porque trouxe as pessoas ao mundo real, com exceção de alguns elementos, a maioria não tinha noção do que aqui fazemos. Foi pena não ter vindo mais gente”, reconheceu Joaquim Miguel Frazão.
A comitiva seguiu para a pedreira da empresa “Mocapor” onde foram recebidos pelo empresário José Luís. Neste local, os presentes assistiram a todo o trabalho desenvolvido no âmbito da extração de pedra.
“Achei a visita muito positiva e interessante. Gostava que houvessem mais iniciativas do género e transmiti isso mesmo ao presidente da junta e da câmara”, referiu o empresário, José Luís, ao Portal de Alcanede.
A visita incluiu também pontos de paragem no Centro de Interpretação Gruta Algar do Pena, bem como à jazida de pegadas de dinossauros, existente em Vale de Meios, que é considerada de grande valor científico, sendo mesmo classificada como bem de interesse concelhio pela Câmara Municipal de Santarém, em 2003.
A comitiva foi composta pelo executivo da Junta Freguesia de Alcanede, presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, os vereadores Jorge Rodrigues, Inês Barroso, Nuno Serra, José Augusto, pelo presidente da Assembleia Municipal, Joaquim Neto, Deputada Patrícia Fonseca, presidente da Junta de Freguesia da Gançaria, Joaquim Aniceto, e presidente da Assembleia de Freguesia de Alcanede, Carlos Frazão e outros elementos da assembleia de freguesia.
Portal Antigo Visualizações: 639