9.9 C
Alcanede
Quarta-feira ,24 Abril, 2024
Artigos de Opinião

31 Anos de Bombeiros em Alcanede

Muitos podem não recordar o dia 9 de novembro, mas representa um importante marco para a Freguesia de Alcanede e para todas as pessoas que vivem na zona norte do concelho de Santarém. Nesse dia, há 31 anos, era instalada em Alcanede, a  secção dos Bombeiros Voluntários de Santarém. Foi o inicio do que passados 9 anos se viria a tornar um Corpo de Bombeiros independente e a criação de uma Associação para gerir e suportar o seu Corpo de Bombeiros.

Por esta Casa já passaram algumas dezenas (centenas) de Bombeiros e dezenas de Dirigentes. Com altos e baixos, como em todo o lado, lá se conseguiram ultrapassar obstáculos e atingir objectivos.

Hoje, temos um excelente Quartel, confortável e que garante condições. Um quadro de pessoal reduzido mas competente e que procura sempre aumentar o conhecimento. Uma Comissão de Gestão que dá garantias de futuro à Instituição e à permanência do Corpo de Bombeiros.

Costuma dizer-se que não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe. Neste momento, as relações entre o Comando e a Entidade Detentora (leia-se, os seus Dirigentes) é fantástica. Acima de tudo, é honesta e os projectos de futuro estão mesmo aí. Temos vontade, disponibilidade e rumo. Sabemos das dificuldades e que só com muito trabalho conjunto podemos vencer os desafios que estão aí a chegar.

Falta terminar com as quezílias em Tribunal, onde já foi julgada a Providência Cautelar colocada por um Sócio contra a Associação no sentido de anular a decisão de destituição dos antigos órgãos directivos, em 1 de Junho passado. O resultado foi dar razão à Associação e considerar válida a decisão dos Sócios nessa Assembleia. Um recurso dessa decisão vai atrasar um pouco mais o desenvolvimento da Associação. E esse Recurso já deu entrada no Tribunal. Algo difícil de entender, principalmente por aqueles que tanto lutaram para que Alcanede tivesse um Corpo de Bombeiros.

Num momento em que tanto se fala das tragédias vividas este Verão, onde mais de 100 Pessoas morreram em consequência directa dos Incêndios em Portugal é importante que as pessoas sintam que têm quem esteja ao seu serviço 24H por dia. E que estejam tranquilas que os Bombeiros, os seus Bombeiros de Alcanede, vão continuar a garantir a segurança dos Alcanedenses e habitantes da Gançaria.

Precisamos sempre de novas pessoas e por isso, deixo aqui o apelo a quem quiser ingressar numa actividade diferenciadora e praticar o bem em prol da sua terra, que ingresse nos BV Alcanede e venha pertencer a esta família que começou com outros, há 31 anos atrás.

Um muito obrigado a todos os que têm tornado possível este Projecto, em especial àqueles que vestiram e aos que ainda vestem a farda dos Bombeiros de Alcanede.

Filipe Regueira

Artigos Relacionados

Moinho (Que futuro?)

Portal Alcanede

Tomáramos todos nós! A opinião de Idália Serrão

Portal Alcanede

Coisas das nossas gentes!

Portal Alcanede