16.3 C
Alcanede
Quinta-feira ,28 Março, 2024
Economia

Fernando Romão reuniu empresários e personalidades à volta de uma mesa

O diretor do La Banque Postale de França, Nabi Nasredine e Farah M’Bow, filho do ex presidente da UNESCO, Amadou Mahtar M’Bow, que exerceu o cargo entre 1974 – 1987, estiveram em Portugal a convite do empresário, Fernado Romão, natural de Alcanede.

“Quero exprimir a minha amizade ao Fernando Romão, também no enquadramento da nossa relação de desenvolvimento entre países como o Mali, Costa do Marfim, Togo, Benim, Gabão Senegal e Portugal”, referiu Farah M’Bow.

O empresário, radicado em França há 28 anos, promoveu no passado dia 16 de outubro, em Almeirim, no restaurante “O Pinheiro”, um almoço convívio, onde fez questão que estivessem empresários portugueses, a maioria com ligações à Freguesia de Alcanede.

“É um privilégio reunir todas estas pessoas, à volta de uma mesa, e ao mesmo tempo apresentar algumas personalidades que fizeram o favor de aqui estar pela amizade que tem por mim e pelo trabalho que tenho desenvolvido profissionalmente”, referiu ao Portal de Alcanede, Fernando Romão.

Durante o encontro, foi estabelecida ligação por vídeo conferência com o ex presidente da Unesco, Amadou Mahtar M`Bow, condecorado em abril deste ano pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa com a Grã Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique. A saudação aos presentes chegou também pela voz do ex ministro francês, Gardois Gilbert Baumet que fez parte do executivo do presidente François Mitterrand.

No universo das empresas de Fernando Romão e do sócio Jerónimo Cunha, destaque para a Eurojeste SL, em Espanha, e a Fercar sediada em França, a laborar na área da carpintaria e decoração.

A atividade económica das duas empresas abrange vários países com particular incidência nas ex colónias francesas, como é o caso do Senegal, onde atualmente está em desenvolvimento o novo aeroporto de Dakar.

As áreas de intervenção das duas empresas permitem nesta altura estar na linha da frente de um projeto imobiliário de construção de 5 mil casas em S. Tomé e Príncipe e Senegal, em parceria com o Grupo ACA, e ainda na construção da biblioteca de Abidjan na Costa do Marfim, entre outros desafios que se colocam no mundo empresarial.

Marcaram presença no evento, os responsáveis ou representantes das empresas, Air Rail Portugal, Andrade e Ramos Lda, Fam Cozinhas, Quanta, Grupo Frazão e Mocapor/Pedramoca, Móveis Alviela e a MSA NET uma empresa sediada em França.

O almoço contou com a participação de Pedro Menéres Cudell da SOFID. Uma organização criada em 2007, com o objetivo de contribuir para o crescimento económico de países emergentes e em vias de desenvolvimento, articulando com os objetivos e a estratégia do Estado Português em matéria de economia, cooperação e ajuda pública ao desenvolvimento.

A Câmara Municipal de Santarém fez-se representar através de Porfírio Dantas e a Junta de Freguesia de Alcanede contou com a presença de Manuel Joaquim Vieira, eleito nas últimas eleições autárquicas. No encontro estiveram vários Alcanedenses, amigos de Fernando Romão.

O empresário destaca-se também na área social pela “obra” como benemérito, ao contribuir para a construção da capela de S. Lourenço, em Vale do Carro, que foi inagurada pelo então bispo de Santarém, D. Manuel Pelino, a 8 de fevereiro de 2015.

fromao 01

fromao 02

fromao 03

fromao 04

fromao 05

fromao 06
fromao 07

Artigos Relacionados

Atelier de Ideias para empreendedores vai decorrer em Santarém

Paulo Coelho

Pétala Rosa – Um exemplo do comércio local em tempos de pandemia

Portal Alcanede

TM Lda associa-se à marca Acountia em serviços de contabilidade apoio à gestão e fiscalidade

Carlos Coelho