16.3 C
Alcanede
Quinta-feira ,18 Abril, 2024
Cultura

Sucesso motiva organização a voltar em 2018 com a Exposição de Antiguidades e Artesanato

Decorreu este fim-de-semana, em Vale do Carro, a 1ª Exposição de Antiguidades e Artesanato. A iniciativa, organizada pela Associação dos Amigos de Vale do Carro, Várzea e Casais Limítrofes, superou as expetativas e promete regressar em 2018.

Cerca de 30 expositores marcaram presença, alguns vindos de fora da freguesia de Alcanede e do concelho de Santarém, “vieram dois de Benavente e um de Coruche”, disse à nossa reportagem António Vieira, salientando que “não estava à espera deste sucesso”, referiu este elemento da comissão.

Se por um lado é verdade que o trabalho é imenso, a iniciativa foi “gratificante e contou com muito apoio”, afirmou Patrícia Vitorino, lembrando que “as filhoses foram todas oferecidas” e que as pessoas se mostraram, sempre, “dispostas a ajudar para o que fosse necessário”, salientou.

A entreajuda foi tal, que “membros da comissão, pessoas da terra e fora da terra, compraram uma vitela e organizaram um jantar”, e que “os lucros deram para pagar a picaria”, sendo que o peditório realizado “deu para pagar o músico que cá esteve, e ainda sobrou alguma coisa para o objetivo a que nos propusémos”.

O principal objetivo deste evento, e de outras iniciativas do género, prendem-se com a angariação de fundos para as obras de melhoramento da Associação, “o telhado está em más condições e temos que fazer alguma coisa antes que isto caia”, disse ao Portal de Alcanede, Eduardo Duarte, “foi algo que os nossos antepassados fizeram e é preciso preservar o que eles cá deixaram”, afirmou.

A 1ª Fase do projeto está em andamento e orçamentado em cerca de 70.000 Euros, “o projeto dará entrada na câmara antes do final deste ano e acredito que teremos apoios”, pelo menos existem promessas disso, “espero que os apoios apareçam por parte da autarquia”, referiu o responsável associativo.

O projeto inicial incidirá “sobre as obras do salão de espectáculos e uma parte dedicada ao desporto” dentro da própria sala, estando prevista uma 2ª fase, lá mais para a frente, “para o telhado do bar e para fazer um telheiro até ao limite da estrada”, disse Eduardo Duarte.

Em tempo de campanha eleitoral, alguns candidatos à Junta de Freguesia e à Câmara Municipal fizeram questão de marcar presença no evento, mas a comissão dos Amigos de Vale do Carro, Várzea e Casais Limítrofes, embora agradecida, mostrou-se atenta aos manifestos eleitorais, “vi que uma lista que é candidata diz”, no seu manifesto, “que promete apoiar várias associações”, mas “não fala da nossa! Porquê?”, questionou António Vieira.

Sem querer mencionar qual das listas em causa, o dirigente associativo apenas preferiu lembrar que, “nós e outras associações também pertencemos à freguesia e pagamos os impostos como os outros”, sendo preferível, neste caso, “não mencionar ninguém”, afirmou.

Em nome da comissão, Patrícia Vitorino, António Vieira e Eduardo Duarte, agradeceram todos os apoios que receberam, “pessoas de dentro e fora da terra e, principalmente, a todos os que nos ajudaram este fim-de-semana, foram espectaculares”, disseram ao Portal de Alcanede.

FOTOS

Artigos Relacionados

Parque Desportivo de Alcanede palco do espetáculo de dança ‘Dançar com… Liberdade’

Portal Alcanede

SFA Concerto de ano novo no dia 14 de janeiro

Carlos Coelho

Banda do Xartinho assinala 75 anos de vida nos dias 20 e 27 de julho

Portal Alcanede