17.3 C
Alcanede
Quinta-feira ,25 Abril, 2024
Sociedade

Baldios financiam livros escolares e apoio à natalidade

A população escolar de Valverde, Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira vai beneficiar à semelhança do ano passado da iniciativa “Banco de Manuais Escolares da escolaridade obrigatória – (do 1º ao 12º Ano)”.

“Independentemente do estabelecimento de ensino que o aluno frequente, o requerente comparte, deve dirigir-se à sede do Conselho diretivo dos baldios” para formalizar as candidaturas, lê-se numa circular dirigida aos compartes.

A direção do Conselho diretivo dos baldios, afetos aquelas localidades, recordam que consoante os casos, é necessário especificar e comprovar a informação relativa a comparticipação social que o aluno possa beneficiar na escola, de “Escalão A ou B”, ou se não se encontra abrangido por nenhum dos dois escalões.

Recorde-se que os livros são financiados pelo Conselho Diretivo e devem ser devolvidos no final do ano em “bom estado de conservação”, para a sua reutilização no ano seguinte.

Numa nota à imprensa, o Conselho Diretivo dos Baldios refere que avaliou também, a medida de apoio aos compartes mais desfavorecidos e a medida de apoio à natalidade, implementadas desde outubro de 2016, “decidindo pela sua continuação”.

Estas ajudas poderão ser aplicadas se o candidato for simultaneamente comparte e sócio de pleno direito do Centro Social Serra do Alecrim, IPSS.

“Pretendemos apoiar os compartes com reformas inferiores a 500 euros mensais, que careçam dos serviços nas valências de lar, Centro de dia ou Apoio Domiciliário”.

No que diz respeito ao incentivo à natalidade, a direção dos Baldios “decidiu atribuir um subsídio que pode atingir os 250 euros”.

O subsídio contempla o reembolso de despesas no comércio local, “Freguesia de Alcanede”, considerados indispensáveis ao desenvolvimento da criança.

A candidatura a este apoio deverá ser efetuada na sede dos serviços administrativos dos Baldios situada em Pé da Pedreira.

Artigos Relacionados

João (Seilá) Santos está entre os 7 finalistas do Ídolos 2012

Paulo Coelho

Vale da Trave – Na Rota do Portal de Alcanede

Paulo Coelho

Forte componente musical nas festas em Honra de Santa Susana, em Pé da Pedreira

Carlos Coelho