13.6 C
Alcanede
Domingo ,28 Abril, 2024
Saúde

Alcanede recebe “Um dia pela vida” da Liga Portuguesa Contra o Cancro

Um Dia pela Vida é uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito do programa internacional “Relay for Life da American Cancer Society”. O arranque oficial do projeto, desenvolvido pela comunidade, está agendado para o próximo dia 17 de março, às 21 horas, nas instalações da ARCA.

 

“Será ainda realizado um breve colóquio médico – Vamos Falar de Cancro – e apresentada toda a comissão local e as equipas já inscritas” referiu ao Portal de Alcanede Joana Magalhães, da Liga Portuguesa contra o cancro.

A cerimónia de encerramento, com entrada livre, deverá acontecer no dia 3 de junho, prevendo-se também o envolvimento das freguesias vizinhas de Abrã, Gansaria e Tremêz que contribuirão em termos de animação e na caminhada pela vida, sob o Lema – Celebrar, Recordar e Lutar. 

O movimento criado em 2005 gerou nos últimos 12 anos, a angariação de mais de 4 milhões de euros com a participação de mais de 300 mil portugueses e de 40.000 voluntários inscritos no projeto.

As estimativas apontam para que neste século 1 em cada 4 portugueses será “tocado” pelo cancro.

“Sabemos que o caminho mais curto para a cura é a prevenção e por isso está também nas nossas mãos ajudar a mudar essas estimativas e conseguir transformar o cancro numa doença crónica que mais se cura” considera Joana Magalhães, mostrando esperança na mudança de mentalidades e atitude face à doença.

O Portal de Alcanede apurou que há várias maneiras de participar no UDPV. Inscrevendo uma Equipa, ou ajudando e apoiando outras.

“A cada equipa é pedido que organizem pelo menos uma atividade de angariação de fundos, e ou de prevenção” que na maioria dos casos passam por caminhadas, piqueniques, lanches e atividades do foro da prevenção, onde se inserem os colóquios.

As responsáveis locais pela coordenação deste projeto em Alcanede são, Prazeres Santos, e Luísa Martins.

“É uma honra para mim envolver-me no movimento, um dia pela vida em Alcanede. A comissão é excelente, quando fiz o convite a cada um dos elementos, aceitaram na hora. Alcanede vai, decerto, sentir orgulho em ter acolhido este projeto, só posso dizer, obrigado” referiu ao PA, Prazeres Santos.

Comissão Local

Responsáveis Locais:Prazeres Santos e Luísa Martins;
Pelouro saúde/ educação e prevenção: Sónia Martins e Lurdes Filipe
Pelouro Recrutamento de equipas: Marta Lopes e Ana Isabel Aniceto
Pelouro Divulgação e Entretenimento: Daniela Graça; Tiago Cruz; Lina Louro;
Pelouro da Contabilidade: Isabel Alves e Vanda Mendo

cartaz um dia vida

Artigos Relacionados

Capela de São Lourenço: O sonho quase real

Paulo Coelho

Covid-19: Junta de Freguesia de Alcanede lança apelo ao voluntariado para ajudar grupos de risco

Portal Alcanede

Covid-19: Aumentam para 20 os casos positivos no Concelho de Santarém e 82 no Distrito

Portal Alcanede