9.9 C
Alcanede
Quarta-feira ,24 Abril, 2024
Sociedade

Comissões de Festas contribuem para o bom funcionamento da SFA

A Sociedade Filarmónica Alcanedense realizou no passado dia 15 de janeiro, o tradicional concerto de ano novo. O espetáculo ocorreu nas instalações da ARCA para uma plateia de cerca de 250 pessoas, tendo iniciado com os elementos do Coro da Academia de Música da SFA, seguido do Grupo Coral Vozes do Castelo.

renatajpgO momento cultural ficou ainda marcado pela entrada de dois novos músicos, Sofia Santos Rosa, oboé e Tomás Pinote, Percussão, ambos alunos do conservatório de Minde.

Durante a cerimónia foi também entregue um Saxofone Barítono adquirido no final do ano passado. A compra do instrumento foi possível graças ao apoio dos músicos, Conselho Diretivo dos Baldios de Valverde, Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira, a venda de rifas e apoios provenientes das empresas da região.

O Concerto de Ano Novo da Filarmónica de Alcanede contou com a execução de uma peça a solo, interpretada por Renata Salgado que terminou o Nível V da Academia de Música na classe de Saxofone Alto.

A poesia de Fernando Pessoa, “O Amigo aprendiz” surgiu através da voz de Ana Cristina silva da APPACDM de Santarém a convite da direção da SFA.

O concerto de ano novo da SFA serviu ainda para fazer o balanco das atividades da centenária filarmónica, “quero agradecer a todas as comissões de festas que nos contrataram, pois as festas continuam ser uma fonte importante de receita que contribui para o funcionamento da nossa banda”, referiu José Antunes.

saxofoneO presidente da SFA garantiu que os valores arrecadados com esses serviços são aplicado em prol da arte e da cultura e “como temos vindo a demonstrar, tanto com a nossa banda como com a academia de música, o dinheiro tem sido bem empregue”.

Ao longo do ano de 2016 foram vários os eventos realizados pela SFA como entidade organizadora ou em parceria. Destaque para o concerto na Igreja matriz com o ensemble de madeiras The bellswood ensemble, de Ourém, o 1º encontro de coros, organizado pelo coro Vozes do Castelo.

As atividades prosseguiram com o Concerto de Aniversário que registou a presença da prestigiada Banda do troviscal e mais recentemente, em colaboração com o Centro cultural Regional de Santarém, o Concerto de Homenagem a três compositores de Santarém Joaquim Luiz Gomes, José santos Rosa e Samuel Pascoal, uma parceria que poderá repetir-se no futuro.

O Concerto de ano novo contou com as presenças da presidente da Junta de Freguesia de Alcanede, Cristina Neves, provedor da SCMA, Fernando Azinheira, presidente da APPACDM, Luís Amaral, diretora do Agrupamento de Escolas Dom Afonso Henriques, Helena Vieira, vereador da Câmara Municipal de Santarém, Luiz Farinha e Maestro José Santos Rosa.

Artigos Relacionados

JF Alcanede e Federação das Coletividades do Distrito organizam Sessão de Esclarecimento

Paulo Coelho

Covid-19: Concelho de Santarém mantém 15 casos positivos mas o Distrito sobe para 69 nas últimas 24 Horas

Portal Alcanede

Vamos todos ajudar o Sr. Joaquim Louro

Carlos Coelho