17.6 C
Alcanede
Quarta-feira ,24 Abril, 2024
Sociedade

Eleições nos Bombeiros de Alcanede impugnadas

As eleições aos órgãos sociais da Associação Humanitária do Bombeiros Voluntários de Alcanede, realizadas no passado dia 13 de março, foram impugnadas através de uma providência cautelar entregue no Tribunal Judicial da Comarca de Santarém.

O pedido foi requerido pela candidata da lista B, Ana Paula Ferreira, contra a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcanede que deverá no prazo de 10 dias “deduzir oposição à providência”, apresentando uma cópia da ata da Assembleia Geral Eleitoral, lê-se num documento que o Portal de Alcanede teve acesso.

No caso da Associação Humanitária não deduzir oposição, dentro do prazo estipulado, o tribunal considera como provados os argumentos apresentados por Ana Paula Ferreira.

“Estamos excluídos de nos defendermos porque acusam-se a eles próprios”, referiu ao Portal de Alcanede, Nelson Durão. O candidato da lista A promete no entanto “entregar o assunto a quem de direito”.

O alegado processo eleitoral ilegal foi dado a conhecer verbalmente a alguns elementos afetos à lista A, através do presidente da Assembleia Geral dos Bombeiros, Artur Duarte, ao comunicar que em causa “estão os votos por procuração”.

Um argumento que  no entender do candidato da Listas A, não viola os estatutos “dos 5 votos por procuração, 1 até foi feito por um elemento da lista B que foi o Jorge Manuel Inácio Dias”, recorda.

Na base da contestação ao processo eleitoral preside ainda o argumento de que a empresa Durão Caetano & Filhos, não podia fazer parte da lista, “não vejo isto em lado nenhum”, sublinhando que “no passado recente tiveram uma situação idêntica e pelos vistos não houve qualquer problema”, lamenta Nelson Durão.

O processo judicial em curso impediu a tomada de posse dos órgãos eleitos no passado dia 13 de março, ficando a aguardar uma decisão do tribunal que poderá também passar pela marcação de  novas eleições.

Apesar da tentativa de esclarecimento sobre o assunto, o Portal de Alcanede não obteve reação por parte do presidente da Assembleia Geral dos Bombeiros e da candidata da Lista B que contesta as eleições.

 

Artigos Relacionados

ETAR de Alcanede inaugurada a13 de julho com munícipes isentos de pagarem ligação aos ramais de saneamento

Paulo Coelho

Covid-19: Concelho de Santarém regista mais um caso nas últimas 24 Horas subindo para 35 no total

Portal Alcanede

Abertas inscrições para agentes eleitorais até 13 dezembro

Portal Alcanede