18.5 C
Alcanede
Terça-feira ,23 Abril, 2024
Sociedade

Fotos – Chuva inviabiliza procissão do senhor dos passos em Alcanede

A missa de Domingo de Ramos celebrada na igreja matriz de Alcanede, pelo padre António Vicente, marcou o início da semana santa que culminará no dia 27 de março, Domingo de Páscoa.

O tempo chuvoso que se fez sentir em Alcanede, acabou por inviabilizar a procissão do Senhor dos Passos que deveria contar com a encenação da entrada de Jesus em Jerusalém pelos jovens que participam na catequese.

O sermão do encontro, que estava agendado para o largo D. Afonso Henriques, realizou-se na igreja matriz. A cerimónia contou com o diácono Paulo Campino, a convite do padre António Vicente,” é uma pessoa extraordinária que está a fazer um trabalho belíssimo no secretariado diocesano da diocese de Santarém”.

As celebrações prosseguem no dia 24 de março, pelas 21 horas, com a missa da Ceia do Senhor e o lava-pés. A cerimónia, este ano, tem a particularidade de “serem os pais a fazerem o lava-pés aos filhos e as mães convidadas a trazerem uma toalha que tenha algum simbolismo”, disse ao Portal de Alcanede o padre, António Vicente.

Segue-se uma vigília de oração, na igreja da misericórdia, que se estende por toda a madrugada e onde vão estar, “sobretudo grupos de jovens, vai ser uma dinâmica de oração muito marcante e significativa”, referiu o pároco de Alcanede.

A celebração da Paixão e Morte do senhor acontece na sexta-feira santa, dia 25 de março, pelas 15 horas, procedida da Procissão do Enterro, também conhecida como Procissão do Senhor Morto.

Na Igreja Católica este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.

As celebrações da Semana Santa prosseguem, no dia 26 de março, com uma solene vigília Pascal marcada para as 23 horas.

No domingo de páscoa, 27 de março, o pároco de Alcanede vai celebrar missa nas Viegas (9 horas), Valverde (10h30m), Alcanede com a participação da Bandinha da Moca (12 horas) e Pé da Pedreira (18 horas).

VER FOTOS
cartaz pascoa viva

Artigos Relacionados

Covid-19: Aulas do 6ºA da EB de Alcanede suspensas e Jardim de Infância de Gançaria encerrado

Portal Alcanede

Hospital de Santarém desmente campanha de doação de pijamas e cobertores para doentes idosos

Portal Alcanede

Câmara de Santarém confirma uma divida de mais de 172 mil euros à S.C.M. Alcanede

Paulo Coelho