21 C
Alcanede
Terça-feira ,23 Abril, 2024
Sociedade

Junta de freguesia suspende ExpoAlcanede 2015, falta de dinheiro é a razão apontada

A falta de disponibilidade financeira vai inviabilizar a realização no próximo mês de Setembro da 10ª ExpoAlcanede – 14ª mostra gastronómica. A tomada de posição do executivo liderado pela presidente de Junta, Cristina Neves, foi recentemente transmitida às associações e agora confirmada ao Portal de Alcanede.

“A principal razão que nos leva a não realizar o evento este ano, é única e exclusivamente, a falta de verbas que nos permita fazer a Expo e ainda concretizar outras situações prioritárias para as quais o dinheiro a despender no evento nos faria falta depois”, lamentou a presidente da Junta de Freguesia de Alcanede.

A Lei dos Compromissos e a verificação permanente das disponibilidades financeiras levaram a autarquia de Alcanede a estabelecer prioridades, “para fazer face a outras situações que pretendemos levar a cabo, tais como a instalação do parque infantil, dos aparelhos de manutenção e a cobertura dos balneários do parque desportivo, a realização da Expo não nos deixaria margem financeira para as executar” reconheceu a autarca.

O certame organizado pela JFA tem custos próximos dos 30 mil euros anuais, “só no aluguer das tendas, stands, alcatifas, estrados e cozinhas, a Junta gasta em regra cerca de 25.000 euros por evento”.

As despesas inerentes ao funcionamento do certame contemplam ainda a canalização e esgotos, instalação elétrica e rede de gás, publicidade, licenças e segurança, alimentação dos grupos e animação, entre outras.

A Câmara Municipal de Santarém tem pendentes algumas deliberações de apoio, “mas não tem conseguido ajudar monetariamente o nosso evento, fruto da situação de contenção financeira em que também se encontra” admitiu.

Apesar de todas as contrariedades e ainda sem uma calendarização, o futuro modelo preconizado pela Junta de Alcanede para a Expo, deverá passar pela sua realização em anos alternados, “de modo a permitir equilibrar as despesas, distribuir e aplicar as verbas orçamentais também noutros investimentos necessários”, sublinhou ao Portal de Alcanede, Cristina Neves.

A 1ª mostra gastronómica de Alcanede nasceu em 2001 durante o  primeiro ano de mandato do então presidente de junta, Manuel Joaquim Vieira. A ExpoAlcanede surgiu 5 anos mais tarde, a mostra empresarial, foi na altura impulsionada pelo antigo presidente da Câmara de Santarém, Moita Flores.

Artigos Relacionados

Nova direção da A.H. Bombeiros Voluntários de Alcanede já tomou posse

Paulo Coelho

Bandinha da Moca anima reabertura da loja temática de Natal da JJP Home & Decor em Alcanede

Portal Alcanede

Listas candidatas à direcção da A.H.B.V.A. devem ser apresentadas até 15 de Março

Paulo Coelho