9.9 C
Alcanede
Quarta-feira ,24 Abril, 2024
Educação

Aprender trabalhar celebrar e descobrir são propostas do MEIO em Alcanede

O MEIO, situado na quinta da ponte em Alcanede, proporciona este domingo dia 14 de junho pelas 15 horas um dia aberto a toda a comunidade. O novo espaço com 650m2 de área coberta, apresenta-se como um centro de aprendizagem, trabalho e eventos e “renova uma vocação familiar de várias gerações de professores”, ligados à família de Maria Ivone Duarte Carrolo.

Os promotores da iniciativa referem que é missão do MEIO, “disponibilizar formações, experiências e vivências orientadas pelos melhores especialistas de cada área”.

No sítio da Internet dedicado ao projeto são sublinhadas as ideias que presidiram ao nascimento do MEIO e que são orientadas, “para o meio que nos rodeia, as competências e os talentos das pessoas que vivem perto, o património natural e cultural, as indústrias e ofícios que servem de motor ao crescimento e inovação da região, das pedreiras às ervas aromáticas, das pegadas de dinossauro às aulas de música, do Parque Natural à gastronomia”.

O compromisso que o MEIO pretende atingir para os futuros grupos ou empresas, que desejem habitar e experienciar o novo conceito, “é o saber por inteiro”, nesse sentido serão colocadas à disposição ferramentas formativas, “experimentais e vivenciais de forma planeada” que contribuam para a valorização, desenvolvimento pessoal, humano e profissional.

Um aniversário surpresa, o lançamento de um livro, a apresentação de um estudo, ou um almoço anual de colaboradores são propostas possíveis de levar à prática no MEIO.

Os responsáveis pelo espaço fazem também um convite à descoberta das várias vertentes do património, do cultural ao ambiental,” passear de BTT ou de burro, descobrir os morcegos do Alviela, caminhar nos trilhos do parque da Serra de Aire e Candeeiros, assistir à bênção do gado ou à atuação da Banda Filarmónica”, são experiências ao alcance de quem quer conhecer melhor o MEIO.

A casa levemente sobranceira ao rio Alca, na rua da Ponte Romana, dispõe de salas de formação e reunião, gabinetes e escritórios equipados, um lagar convertido em sala de convívio, salas e recantos de leitura. No interior foram ainda adaptados espaços para a confeção de refeições e sete quartos duplos com wc privativo.

Os espaços exteriores contam com elevador – preparado para receber pessoas com mobilidade condicionada – terraço e zonas verdes idealizadas para a aprendizagem, trabalho e lazer.

cartaz meio

Artigos Relacionados

Verão na Serra ocupa jovens dos 4 aos 12 anos durante as férias escolares

Carlos Coelho

Missão Continente visitou Escola Básica de Alcanede

Carlos Coelho

Alunos da EB 2,3 de Alcanede na final nacional das XV Olímpiadas do Ambiente

Paulo Coelho