8.1 C
Alcanede
Domingo ,28 Abril, 2024
Sociedade

Mais de meia centena de alcanedenses foram conhecer o MEIO em Alcanede

A empresa MEIO, centro de aprendizagem, trabalho e eventos, abriu as portas à comunidade no passado domingo dia 14 de junho com poemas, leituras, música e histórias partilhadas, após a preparação e obras de recuperação da Casa da Quinta da Ponte.

O projeto, dos irmãos Isabel Marques e Pedro Carrolo, surge pela experiência de ambos nas áreas de formação e consultoria e, ao mesmo tempo, “é um caminho normal”, referiu ao Portal de Alcanede Isabel Marques, recordando que a Quinta da Ponte atravessou várias gerações em família, sempre ligada ao ensino e ao serviço da comunidade.

“Desde o tempo dos bisavós em que a casa chegou a funcionar como escola até ao tempo da avó que ensinou a ler várias gerações, e com toda a dinamização que a mãe criou nas últimas décadas com o teatro revista”.

Foi nesse contexto de uma peça de teatro ensaiada na década de 80 pela mãe dos mentores do MEIO, que mais de meia centena de alcanedenses, entre amigos e família, recordaram as histórias que “o Zé d’Aldeia”, entre outros, fez nascer.

Alguns antigos protagonistas da peça de teatro marcaram presença no evento, como foi o caso de Clara Albino, que aproveitou para sublinhar a importância dos momentos em que as pessoas se uniam para ensaiar, fazendo a ponte para a empresa MEIO, “Alcanede sempre soube receber bem e este projeto prolonga essa nossa tradição”, disse.

O dia da apresentação da empresa ficou também marcado por outros momentos culturais, Cacilda Neves, apoiante da Banda de Alcanede, levou para o encontro um poema e uma canção dedicados à Vila, referindo que além da Banda e da A.R.C.A. (Associação Recreativa e Cultural de Alcanede) “agora temos o Meio”.

Um fado dedicado a Alcanede entoou na voz de Alice Montez e a declamação de um poema da autoria de Casimira Frazão, a propósito deste novo espaço, integraram o programa de animação.

A relevância que este MEIO promete ter, foi elogiada por Aurélio Lopes professor e investigador, ao destacar a diferença de uma “empresa que se preocupa em fazer do seu primeiro momento de vida um tempo de convívio entre as pessoas, dando-lhes a palavra e valorizando a sua memória coletiva”, referiu.

A presidente da Junta de Freguesia de Alcanede, Cristina Neves, salientou a necessidade de um espaço com as caraterísticas do Meio, “faz falta à comunidade e, especialmente, faz falta às empresas um espaço onde possam estar, ficar, receber, trabalhar, realizar eventos”.

Um dos responsáveis pelo projeto, Pedro Carrolo, deixou o repto ao salientar que o MEIO precisa de todos, “teremos formadores de várias áreas, e contaremos convosco, com os vossos saberes, experiências e formas de fazer para que quem aqui chegue conheça algo único, o que nos define e distingue e que não existe em mais lado nenhum. Essa é a nossa grande diferença e o sucesso do MEIO depende muito de todos vós”, disse.

VER FOTOS (Clicar aqui)
Ver Notícia Relacionada
MEIO Online

Artigos Relacionados

190 Pessoas cantaram os parabéns ao Rancho Folclórico de Viegas

Paulo Coelho

Movimento “Eu Sou Matriz” de volta a Alcanede com muitas atividades até fevereiro 2023

Portal Alcanede

Já é possível fazer uma visita virtual ao Algar das Gralhas VII situado em Pé da Pedreira

Paulo Coelho