19.5 C
Alcanede
Sexta-feira ,19 Abril, 2024
Cultura

117 anos da Banda de Alcanede “espirito da filarmonia está bem vivo”

A Banda Filarmónica de Alcanede comemorou no passado fim de semana o seu 117º Aniversário, o programa de atividades culturais arrancou na sexta feira dia 1 de maio, com um Jantar de Gala que incluiu a participação da fadista Maria Azoia, o músico Paulo Holandês e a bailarina Margarida Fonseca que atuaram para uma plateia de 250 pessoas.

No sábado, foi a vez de entrar em cena o ESML Brass Crew, ensemble de metais da Escola Superior de Música De Lisboa, dirigido pelo professor Hugo Assunção que interpretaram um reportório de autores como Gustav Holst e Johann Sebastian Bach que deliciaram as mais de 150 pessoa presentes.

O ponto alto das comemorações decorreu no domingo, durante a atuação da Banda Musical de Loivos (Chaves) e da centenária Banda Filarmónica de Alcanede, perante um público de mais de 300 pessoas. Foram interpretadas obras de reconhecidos compositores como Alfreed Reed, Jorge Salgueiro, David Maslanka entre outros.

“Estas comemorações foram, também, uma forma de trazer a cultura, neste caso a música, para fora dos grandes centros urbanos, pois de outra forma, para a maioria da população local seria impossível ter acesso a este tipo de espetáculo, e que nós, enquanto agente cultural, sentimos o dever de proporcionar” disse José Antunes.

O presidente da direção da Sociedade Filarmónica de Alcanede considerou que o evento, “mostrou que o espirito da filarmonia está bem vivo e ainda cativa os mais novos a aprenderem música”, dando como exemplo “a entrada na banda de cinco novos elementos e nas duas bandas presentes mais de metade dos elementos terem menos de trinta anos”, referiu.

O aniversário da Banda Filarmónica contou com a colaboração da Junta de Freguesia de Alcanede e Câmara Municipal de Santarém que cedeu o palco, “ não podemos, no entanto, deixar de lamentar a ausência do Presidente da Câmara ou representante, pois para nós a autarquia é um parceiro importante e é nestes momentos que é possível mostrar o trabalho realizado de forma sempre altruísta e desinteressada em favor de toda a comunidade” desabafou José Antunes.

Artigos Relacionados

Banda de Alcanede celebra 113 anos de vida com casa cheia

Paulo Coelho

Noite de fados reuniu cerca de 120 pessoas em Valverde

Paulo Coelho

Alcanede recebe este sábado espetáculo de Ballet na ARCA

Paulo Coelho