17.6 C
Alcanede
Quarta-feira ,24 Abril, 2024
Sociedade

15ª Edição do “convívio os 40`s”, junta amigos gastronomia e fado

Decorria o ano de 1999, quando um restrito grupo de amigos do lugar de Alqueidão do Mato da freguesia de Alcanede deu o primeiro passo para a constituição do “convívio os 40`s”. “Foi à associação do Alqueidão que eu comecei a ir”, recorda Eliseu Frazão, um dos elementos da organização, que este ano contou também com o empenho e dedicação de José Vieira e Mário Viera.

“Há pessoas no grupo que se não for por esta altura não as encontro durante o ano, porque os afazeres de cada um não o permitem”, lamentou ao Portal de Alcanede, Eliseu Frazão.

Motivos semelhantes a este levam todos os anos, cerca de 35 a 45 pessoas a juntarem-se para confraternizar à volta de uma mesa, onde se avivam memórias do passado e histórias do presente.

“O grupo não tem crescido muito, mas também não tem minguado, apesar da crise que nos afeta a todos, depois também não é fácil conciliar datas para juntar toda a gente”, reconhece.

Seja como for, consta da ata do convívio que para o ano de 2015, a 16ª edição do encontro se realiza a 8 de dezembro, para o efeito, foram eleitos como elementos da organização o António Alberto, Manuel Luís Henriques e Luís Conceição.

O Portal de Alcanede não sabe se constou em ata, mas para memória futura ficou registado que o convívio deste ano, teve direito a variedades com o fado nas vozes de Rosa Pardal, João Plácido e Luís Arsénio, acompanhados na guitarra portuguesa por Abílio Caseiro e na viola por Luís Batista.

“Entendemos que este ano devíamos ter um fadinho, para prolongar um pouco mais o convívio”, disse ao PA, Eliseu Frazão.

A gastronomia começou com entradas de pastéis, rissóis, orelha e feijão-frade. O prato principal teve honras para o bacalhau gratinado com broa de milho, acompanhado de cebola, batata fina e legumes.

“Para fugir um bocado aos guisados e a uma alimentação mais pesada, optámos por ter como segundo prato os grelhados”, referiu ao PA, Mário Vieira.

Quanto aos vinhos, os convivas puderam optar pelos néctares de três regiões do país: Alentejo, Ribatejo e Beiras.

O restaurante Serrazina, situado à beira da estrada nacional IC2 (antiga nº1), na vila da Benedita, acolheu o 15º encontro, “convívio os 40`s”. Os participantes como é tradição levaram para casa um (brinde) carregador portátil de telemóvel.

VER FOTOS
 

Artigos Relacionados

Depressão Helene provoca queda de ramo de grande porte junto de Vale Prado

Portal Alcanede

Freguesia com muitas atividades entre Maio e Junho de 2011

Paulo Coelho

Sacrário rebentado e hóstias espalhadas em assalto à Capela de Aldeia de Além

Portal Alcanede