19 C
Alcanede
Sexta-feira ,19 Abril, 2024
Sociedade

Fotos – Lagoa das Barreirinhas e Poços Mouros inauguradas na presença de centenas de pessoas

A cerimónia de inauguração oficial da “Lagoa das Barreirinhas” e “Poços Mouros”, presenciada por várias centenas de pessoas, ocorreu no passado domingo dia 26 de outubro de 2014 nos lugares de Barreirinhas e Murteira, freguesia de Alcanede.

O projeto de requalificação da lagoa foi iniciado em 2010 e representou um investimento na ordem dos 97,500 euros, realizado pelo Conselho Diretivo do Baldio de Valverde, Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira. No caso da obra de Poços Mouros, iniciada em 2005, o esforço financeiro rondou os 115,000 euros.

“Nós só acabámos estas obras agora, porque tivemos algum sufoco financeiro quando financiámos parte da IPSS da Serra do Alecrim”, esclareceu, Virgílio Vitório, presidente do Conselho Diretivo dos Baldios.

Os espaços de lazer, agora requalificados, serviam no passado para as populações da zona da serra reterem o precioso líquido, “acho que são obras que fazem parte da nossa identidade enquanto povo serrano”, enfatizou, o dirigente dos baldios.

No acto inaugural, a presidente da Junta de Freguesia de Alcanede, Cristina Neves, usou da palavra para sublinhar “o orgulho em testemunhar este momento convosco”, a autarca disse também que as obras “representam finalmente a harmonização de toda a gente, dos lugares, das pessoas e das direções, e isso é o mais importante”, referiu.

O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, a quem coube descerrar as placas que simbolizaram a inauguração dos dois espaços de lazer, teceu elogios à população do norte do concelho,” são exemplos, porque se nós queremos ver pessoas empreendedoras, que criam riqueza e valor acrescentado, o município tem de tratar diferente o que é diferente, e neste caso, olhar para vocês como os que maior valor acrescentado trazem ao nosso concelho e agradecer-vos”, disse.

A intervenção de Ricardo Gonçalves, ficou ainda marcada pelas referências ao orçamento para 2015 do município de Santarém” é o mais baixo dos últimos 15 anos (46 milhões de euros), mas também o mais realista”, referiu, adiantando “vamos executá-lo todo, com perspetiva de termos projetos e um bocadinho de crescimento”, disse.

O equilíbrio nas contas do município, vai possibilitar de acordo com o autarca, “ter um contrato de conservação corrente que permitirá arranjar algumas estradas e uma série de coisas que já não tínhamos há alguns anos”.

O Portal de Alcanede, recorda que as opções do plano e orçamento da Câmara de Santarém foram discutidos e votados esta segunda- feira tendo “como base a consolidação do bom nome da autarquia perante os seus fornecedores, o respeito pelas pequenas e médias empresas que fornecem o município, mas é igualmente um orçamento que demonstra que o esforço financeiro realizado nos dois últimos anos está a dar frutos que permitem a Santarém acompanhar os investimentos do Portugal 2020, com total aproveitamento dos fundos comunitários”, refere a Câmara de Santarém num comunicado.

A anteceder a inauguração oficial da “Lagoa das Barreirinhas” e “Poços Mouros”, a população e entidades convidadas assistiram a uma missa campal, presidida pelo padre Tiago Pires. A cerimónia terminou com um almoço convívio nas instalações da Associação Recreativa e Cultural de Murteira e Barreirinhas.

 VER FOTOS (CLICAR AQUI)

Artigos Relacionados

I Caminhada Solidária da Santa Casa de Alcanede foi um sucesso

Paulo Coelho

Paróquia de Alcanede inicia rubrica “Povo de Deus – A Nossa Gente é Assim” com o convidado Eliseu Frazão

Portal Alcanede

Bombeiros de Alcanede recebem terminal multibanco

Carlos Coelho